terça-feira, 27 de novembro de 2018

Red Queen (Rainha Vermelha) | Victoria Aveyard

Aveyard

SinopseO mundo de Mare, uma rapariga de dezassete anos, divide-se pelo sangue: os plebeus de sangue vermelho e a elite de sangue prateado, dotados de capacidades sobrenaturais. Mare faz parte da plebe, os Vermelhos, sobrevivendo como ladra numa aldeia pobre, até que o destino a atraiçoa na própria corte Prateada. Perante o rei, os príncipes e nobres, Mare descobre que tem um poder impensável, somente acessível aos Prateados.

Para não avivar os ânimos e desencadear revoltas, o rei força-a a desempenhar o papel de uma princesa Prateada perdida pelo destino, prometendo-a como noiva a um dos seus filhos. À medida que Mare vai mergulhando no mundo inacessível dos Prateados, arrisca tudo e usa a sua nova posição para auxiliar a Guarda Escarlate - uma rebelião dos Vermelhos - mesmo que o seu coração dite um rumo diferente.

A sua morte está sempre ao virar da esquina, mas neste perigoso jogo, a única certeza é a traição num palácio cheio de intrigas. Será que o poder de Mare a salva... ou condena?
Já tinha ouvido falar neste livro, mas quando vi a capa e li a sinopse... ui foi amor à primeira vista!

Neste mundo a divisão da sociedade é feita entre os nobres de sangue prateado e os plebeus de sangue vermelho.

A história começa com o dia-a-dia de Mare, a nossa personagem principal. Mare não tem nenhuma habilidade especial, não tem sangue prateado, que confere poderes aos que o possuem, e muito menos um talento para trabalhar e, por isso, não tem mentor. Como está quase a atingir a maioridade e sem uma qualidade que a faça contribuir honestamente para a sociedade, Mare sabe que o seu destino será ir para a guerra, ser um soldado, tal como os seus irmãos foram.

Porque os de sangue vermelho são a plebe e se não contribuem de forma positiva para a sociedade são postos para morrer na guerra. Basicamente os vermelhos são carne para canhão.

Porém, ao invadir a cidade dos prateados para tentar roubar o máximo de coisas que conseguisse antes da sua partida, Mare prejudica gravemente a sua irmã. No meio da sua tentativa de solucionar a situação, um bom samaritano arranja-lhe um trabalho no palácio e é aí que a verdadeira aventura começa.


Neste livro está presente uma crítica social que se pode aplicar à nossa sociedade, poderes à parte, claro. Só tem poder quem consegue mexer com as nossas cabeças, há desigualdade social, há exploração e há sobretudo uma divisão entre os ricos e os menos afortunados, isto é, os prateados e os vermelhos.

Alguém disse que esta história é uma mistura de A Seleção, Os Jogos da Fome, Divergente e Graceling. Não sei quanto ao último livro, pois não o li, mas em relação aos outros, posso dizer que reconheço semelhanças com a Katniss de Hunger Games, reconheço a rebeldia contra o poder de Divergente, mas não percebi porque compararam com A Seleção... Talvez porque há uma monarquia com um Rei/Rainha mau/má como as cobras?

Encontrei muitas semelhanças com a Katniss Everdeen, principalmente o facto de quebrar as regras para poder alimentar a sua família. Porém encontrei também muitas coisas em que são completamente diferentes e que mostram que Mare é mais falível e que comete erros graves mesmo com as melhores intenções.

Mare é detestada pelas gentes da sua cidade, por roubar.

Porém, percebi que a ideia era comparar a livros do mesmo género que tiveram imenso sucesso, mas se quisessem comparar a sério, o livro mais indicado teria sido A Guilda dos Mágicos de Trudi Canavan, uma das minhas sagas favoritas da vida!

O livro já saiu há algum tempo e, por isso, de tanto ouvir falar nele criei muitas expectativas. Confesso que me desiludiu um pouco porque, mesmo sendo quadrilogia, pensei que o primeiro livro ia ter muitos eventos "bombásticos". Não teve assim tantos quanto esperava.

Gostei do livro? Sem dúvida! Quero ler mais? Com certeza (já comprei os outros 3 livros da série )! Porém espero que haja maior desenvolvimento dos outros livros do que houve neste.

Não sei bem se sou #TEAMCAL ou #TEAMMAVEN mas a realidade é que independentemente do que o Maven possa fazer não consigo confiar nele. Afinal o Maven é filho de quem é né...?

Li este livro no Verão, para o Book Bingo Leituras ao Sol, na categoria de livro que comprei pela capa, mas fui deixando passar o tempo e acabei por não publicar a resenha. Até agora! A resenha veio tarde e o livro já é extremamente conhecido mas achei por bem escrevê-la na mesma porque pode haver gente que não o conheça e a minha opinião pode fazer a diferença (sei lá, gosto de acreditar que sim!).

Classificação: ★★★★☆

5 comentários:

  1. Cada vez tenho seguido mais blogs de livros, leitura... Tenho mesmo de mudar a minha rotina e adicionar umas páginas de leitura ao meu dia!
    Já estou a seguir!

    Beijinhos!
    In Beautyland

    ResponderEliminar
  2. Já estive de olho nesse livro mas ainda não chegou a hora de o adquirir! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. já estive para comprar este livro, mas sempre me distraía com outro e ainda não o tenho -.-'
    obrigada pelo post :D
    DREAMS OF A PRINCESS

    ResponderEliminar
  4. Já ouvi falar deste livro, e até o tenho na minha wishlist, mas nunca tive a oportunidade de o comprar. Talvez no natal!
    Parabéns pela opinião.
    Beijinhos

    http://a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Parece ser um lindo livro.
    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderEliminar