terça-feira, 13 de novembro de 2018

Fora de mim | Out of My Mind de Sharon M. Draper

Se só puderem ler um livro este ano: leiam este.

Provavelmente não vai ser o melhor livro que vão ler na vossa vida, mas leiam e vão perceber porque o devem ler!

Fora de mim

Sinopse: Melody tem onze anos e uma memória fotográfica. O seu cérebro é como uma câmara de filmar que está sempre ligada. SEMPRE. Não existe forma de o parar. Ela é a rapariga mais inteligente da sua escola, mas ninguém imagina que isso possa sequer ser possível.
A maioria das pessoas, incluindo os seus professores e médicos, não acredita que Melody seja capaz de aprender, e os seus dias são passados a ouvir as mesmas canções da pré-escola, uma e outra vez. Se ao menos ela conseguisse falar, dizer às pessoas o que pensa e o que sabe. Mas não consegue. Não consegue falar. Não consegue andar. Não consegue escrever.
Estar presa dentro do seu corpo é cada vez mais difícil de suportar. Mas tudo está prestes a mudar com a descoberta de algo que a pode ajudar finalmente a comunicar com as suas próprias palavras. Só que nem todos à sua volta parecem estar prontos para a ouvir.
Um livro extraordinário e que nos faz ver o mundo com outros olhos.

Este é um livro que nos aperta o coração nas primeiras páginas.

Conta-nos a história de Melody, uma menina de 11 anos com paralisia cerebral.

Melody está aprisionada dentro do seu corpo sem conseguir falar, andar ou escrever. E para alguém com essas limitações é muito difícil mostrar efetivamente o quão inteligente é.

Até que surge um meio de poder comunicar.

Li este livro pouco depois de ler "Viver depois de ti" (resenha AQUI) e não consegui deixar de comparar ambos os livros. Por um lado havia alguém que experimentou uma vida de aventuras e mesmo conseguindo-se exprimir tomou a decisão de terminar com a sua vida. Por outro, temos uma criança que só quer ser capaz de comunicar e viver através das palavras. Vi força de vontade nos dois e se o primeiro me ensinou que temos que respeitar a opinião dos outros, o segundo ensinou-me que nós nunca, mas nunca, vamos ser capazes de entender verdadeiramente o que uma pessoa com estas condições pensa ou sente. A única coisa que podemos fazer é estar ao seu lado e lutar contra o preconceito.

Acredito que deve ser angustiante querer comunicar e não conseguir, principalmente quando existe um cérebro perfeitamente capaz de aprender e ao qual é imposto o estereótipo de "atrasado" ou "deficiente", que é o que acontece com Melody no livro. Como não é capaz de comunicar não consegue provar que é inteligente e tem que passar os seus dias a ouvir e ver a sua professora a ensinar o abecedário pela 1037463489738463948 vez (só de ler, eu já estava enervada, imagino quem ouve a mesma aula durante anos seguidos e não consegue dizer que quer aprender outras coisas!).

Que agonia! Acho que qualquer um se passava dos carretos caso tivesse que ouvir o som da letra B pela enésima vez.

Esta é uma leitura infanto-juvenil que ensina sobre a tolerância e esperança. Recomendo a leitura a pequenos e graúdos.

Classificação: ★★★★★

5 comentários:

  1. Desperto-me interesse em ler o livro, quando tiver um tempinho vou ler o livro

    Beijinhos,
    O Mundo da Pequenina

    ResponderEliminar
  2. Fiquei mesmo muito curiosa com esse livro! Beijinhos e obrigada pela partilha*

    ResponderEliminar
  3. Ando com dificuldades de agarrar num livro e de o levar até ao fim! E eu que adorava ler.

    PadaandLuda * Página * BlogLovin

    ResponderEliminar
  4. Adoro ler mas este não conhecia:)
    Segui o blog.
    https://the-choice-26.blogspot.com

    ResponderEliminar