quinta-feira, 21 de junho de 2018

Coleção The Giver: Leituras perfeitas para adolescentes



Giver

Esta coleção é um conjunto de histórias de povoados distópicos. Cada um desses povoados possui leis e formas de vida diferentes, de modo que cada um pensa que vive de forma a evitar conflitos e guerras. O que vamos percebendo é que nestes mundos, onde a tentativa é manter todos uniformes, o livre arbítrio deixa de existir.


Giver

No primeiro livro temos a história de Jonas que vive num povoado onde as pessoas estão satisfeitas com a sua vida e vivem sem conflitos. Jonas é um Doze (tem doze anos) e, por isso, está ansioso pela sua cerimónia de atribuição de uma Missão, a forma como cada habitante contribui para a sociedade.

Essas missões são escolhidas por um Conselho que observa cada jovem e, de entre as suas características, escolhe aquela que melhor se adequa a cada um.

Esta sociedade parece um tanto ideal, onde até os parceiros são escolhidos pelo Conselho, os filhos são gerados por Mães Biológicas, e depois atribuídos aos casais, e são tomados comprimidos "anti-sentimentos" pois acredita-se que estes estejam no núcleo de toda a desordem humana. Nenhum sentimento é permitido, nem mesmo o amor ou a compaixão.

Este rapaz especial recebe a missão de ser o recetor de memórias. E desta missão advém o título "The Giver", porque Jonas vai ser aluno do Dador, a única pessoa do povoado que contém em si as memórias do que o mundo foi: da guerra, da fome, da miséria, das cores, do amor. A primeira tarefa de Jonas é deixar de tomar os comprimidos e com isso ele começa a ver as coisas de outra perspetiva.

Começa a sentir, começa a questionar e apercebe-se de que o mundo ideal que criaram, e no qual ele vive, é o oposto de perfeito.

Basta uma pessoa não se adaptar e é dispensada, como um mero produto defeituoso.


Giver


No segundo livro, temos a história de Kira. Aparentemente a história parece completamente independente da primeira, mas não desistam desta coleção. Kira vive num povoado que não admite imperfeições, o que para ela é difícil, visto que tem um defeito numa perna que a faz coxear. Para piorar tudo, a mãe de Kira e sua única família morre deixando-a à sua sorte.

Fica sozinha, é menor e não tem idade nem um possível parceiro para casar, Kira tem que arranjar uma maneira de viver. O único que a ajuda é o seu pequeno amigo Matty.

Kira é órfã, coxa, amável, lutadora e tem umas mãos mágicas! E é graças à sua capacidade de bordar que é escolhida para reparar o Manto do Cantor, aquele que canta tudo o que aconteceu no mundo desde que este existiu.

Usando o seu dom, e fazendo amizades pelo caminho, Kira começa a descobrir os segredos desta comunidade e, enquanto eles se vão revelando, a sua principal missão é acabar o Manto do Cantor, saldando assim as suas dívidas. Para isso precisa de ir em busca do azul.


Giver


No terceiro livro, é contada a história de Matty, amigo de Kira, que viaja entre povoados pela Floresta. Ele ambiciona receber o seu Nome e até já sabe qual quer: "O Mensageiro". Matty tem, principalmente, a função de percorrer a aldeia distribuindo as mensagens do Líder e levar as mensagens pela Floresta entre os povoados.

A Floresta decide quem pode atravessá-la e dá avisos a quem não é bem-vindo e quando os aldeãos votam para encerrar as fronteiras do povoado, Matty tem a tarefa de ir buscar a filha do Visionário, um idoso cego, e trazê-la em segurança até à aldeia.

Mas a Floresta está cada vez mais densa e os jovens vão deparar-se com muitas dificuldades pelo caminho.


Giver


O quarto e último livro, junta todos os povoados. Começa com a história de Claire, que tem a Missão de Mãe Biológica. Ela pertence ao povoado de Jonas (do primeiro livro). Este livro está dividido em três partes: o antes, o durante e o depois.

O Antes conta a história de Claire, que tem um filho, e devido a complicações no parto é considerada inapta para continuar a ser Mãe Biológica. Assim é-lhe atribuída uma nova função na comunidade, como funcionária no Viveiro de Peixes. Como era uma Recipiente nunca chegou a tomar os comprimidos, por isso quando decide visitar o berçário e vê o seu filho, ou Produto como é denominado nesta comunidade, há algo que a faz nunca se esquecer desta criança.

Assim nasce o amor dentro dela.

Mas o amor não é simples e Claire vê-se diante de muitos obstáculos. E quando entra num barco movida pelo desespero acaba naufragando noutra comunidade.

Claire tem então uma tarefa muito difícil para sair da comunidade. Mas será que o amor é capaz de combater todos os obstáculos?

🌳

Esta é uma coleção que aborda várias coisas que acontecem, inconscientemente e até conscientemente, no mundo e ensina-nos a ver além, olhar para o futuro de forma mais consciente. Nestes livros mostram-nos que não existem limitações desde que estejamos dispostos a curar o mundo com a nossa alma bondosa e altruísta.

Este livro ensina-nos que apesar de por vezes nos vermos emaranhados numa floresta cheia de lutas pelo poder, ganância, egoísmo etc., nunca nos devemos deixar engolir por esse mundo e tentar sempre fazer tudo o que está ao nosso alcance para corrigir isso.

Gostei MUUITO do primeiro livro, li em 2009 e foi o meu primeiro contacto com distopias. Hoje, 9 anos depois, consegui completar a leitura desta série, o que me dá aquela sensação de missão cumprida!

Nota: Só achei que no último livro faltou explicar o que aconteceu no barco e quem eram aquelas pessoas, a que comunidade pertenciam? Achei que podia ter sido explicado o destino das pessoas que ficaram para trás na vida de Jonas, de Kira, Claire, etc.

Uma das lições mais importantes que retirei desta coleção é que as pessoas só têm o poder que lhes damos. Se reconhecermos a sua falta de poder e lhes negarmos a violência, essa criatura mesquinha que vive nelas e as domina acabará por ficar em cinzas. Se oferecermos amizade e bondade, talvez a pessoa volte a ser quem era antes de se deixar dominar por esta teia de coisas menos boas.

Para quem procura distopias incríveis e livros jovem-adulto esta coleção é a ideal. Podíamos considerar estes livros infanto-juvenis também, mas penso que para se entender o significado de algumas coisas é preciso ter-se mais alguma maturidade.

A leitura é bem leve, ótima para curar ressacas literárias. Estes livros deviam ser leitura obrigatória porque são simplesmente incríveis e educativos.


4 comentários:

  1. Fiquei bastante curiosa com a saga. Principalmente com o segundo livro.

    Um beijinho,

    ResponderEliminar
  2. Amei as resenhas.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderEliminar
  3. Já vi o filme do primeiro livro e gostei imenso, mas como os livros são sempre melhores que os filmes e como não lançaram os filmes seguintes eu fiquei muito curiosa para ler os livros, mas confesso que nunca mais o fiz! Mas depois desta review fica impossível não querer ler!

    Já te seguia no Instagram, mas não sabia que tinhas um blog! Gostei imenso, a review está muito bem estruturada! Já estou a seguir ;)

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia essa saga literária fiquei bastante curiosa com o que disseste deles.
    Já sigo o blog
    http://retromaggie.blogspot.com

    ResponderEliminar