domingo, 2 de maio de 2021

De Livro para as Ilhas: o Projeto Sensibilizar

No post de hoje no âmbito do projeto "De Livro para as Ilhas", organizado com a @angiexreads do blog The Little Angie, venho apresentar-vos o Projeto Sensibilizar.

Este Projeto utiliza a literatura para sensibilizar a sociedade para a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais.

Cada livro infantil dedica-se a transmitir uma mensagem sobre um tema definido, onde são envolvidas crianças (com ou sem necessidades educativas especiais) no processo de construção do livro, nomeadamente, na sua ilustração.

Foi através da participação da minha sobrinha no livro "Pena de Pássaro" (2018), dedicado ao tema da Hiperatividade, que fiquei a conhecer o trabalho de Flávia Medeiros, a responsável do projeto.

“Pena de Pássaro” conta com ilustrações de treze crianças marienses do 1.º ciclo do ensino básico e foca-se na hiperatividade, mas vai muito além disso! Fala-nos também em superstições, compreensão e o amor aos animais.

Além do livro em que a minha sobrinha participou, fiquei a conhecer outros títulos da coleção do Projeto Sensibilizar:

- Orvalho (Deficiência Auditiva);

- Especialmente (Dislexia e Discalculia);

- Princesa sobre Rodas (Deficiência Motora);

- Grãozinho de Arroz (Deficiência Visual).

Entretanto, sei que já foram lançados mais dois livros do projeto, o Cúpulas (2019), dedicado à Síndrome de Tourette, e o Zuim (2019), que desenvolve o tema da sobredotação. Além disso, no ano passado, como forma de angariar fundos para o Projeto Sensibilizar, Flávia lançou ainda o livro "Âmago", que se foca nas diferenças individuais de cada pessoa.

É de louvar esta iniciativa da Flávia que ao envolver não só as crianças, como também os adultos, cria um ambiente de aprendizagem magnífico, transmitindo de uma forma mágica uma mensagem de compreensão e tolerância sobre alguns assuntos que ainda hoje são muitas vezes tratados com vergonha e incompreensão.

Com amor, Brenda

0 comentários:

Enviar um comentário