segunda-feira, 10 de maio de 2021

De Livro para as Ilhas: entrevista ao autor Almeida Maia

No âmbito do desafio "De Livro para as Ilhas", organizado com a @angiexreads, decidimos entrevistar vários autores das ilhas dos Açores e Madeira. Nesta primeira entrevista publicada, ficarão a conhecer um pouco mais sobre o famoso autor de "A Viagem de Juno" (um livro de que falo muito no meu instagram: @brendafrc): o autor açoriano Almeida Maia.

1. Defina-se em 3 palavras.

Esta é a pergunta mais difícil de todas! Diria que, antes das minhas características pessoais, vêm as condições de: filho, pai e açoriano. Só depois vem o resto.

2. Escreve apenas quando está inspirado ou tem alguma rotina de escrita?

Quando a inspiração surge, encaminho-a para os meus blocos de notas, mas prefiro não depender apenas dela para escrever. Tenho uma disciplina de escrita bem definida, embora nestes tempos pandémicos a tenha colocado um pouco de parte. A prioridade tem sido o trabalho e as filhas. Naquilo a que chamaríamos de normalidade, escrevo todos os dias, de segunda a sexta.

3. Prefere escrever no papel ou no computador?

Faço apontamentos em papel, mas prefiro escrever no computador. Para o meu ritmo de trabalho, torna-se mais consistente. Mas talvez seja por uma questão de hábito, porque até tiro algum prazer do ritual da tinta sobre o papel.

4. Policial, distopia e romance foram alguns dos géneros que já escreveu. Tem algum favorito?

Sinto que estes géneros representam uma evolução de mim próprio e das minhas leituras. Li muitos policiais durante a juventude, passei à ficção científica e, hoje, dedico-me mais à leitura do romance literário. O policial é divertido de escrever, mas o romance completa-me melhor e permite-me explorar as áreas da vida que mais questiono.

5. Enquanto leitor, qual o género que predomina na sua estante?

Comecei por ter muita banda desenhada e livros de aventura juvenis, uma acumulação que foi alimentada pela minha mãe. Depois, a coleção Vampiro e vários romances policiais, sobretudo do Rex Stout. Acumulei as histórias do H.G. Wells e de Hemingway, além dos grandes romances, claro. O romance deverá estar em predominância, mas a competir com a não-ficção. Também consumo muitos temas de História, Filosofia, Biografia e Psicologia.

6. Qual o seu sítio favorito para comprar livros?

Tento comprar o máximo possível em livrarias locais. Há um prazer incomparável em folheá-los no ato da escolha. Alguns títulos muito específicos, ou difíceis de encontrar, obtenho-os através da internet.

7. Que livro escrito por um(a) autor(a) açoriano(a) nos recomenda vivamente?

É difícil eleger apenas um, mas como sou apologista de que ler Nemésio é fundamental para se conhecer a realidade açoriana, Corsário das Ilhas talvez seja um bom começo.

8. Qual o seu lugar favorito da ilha de São Miguel? Esse sítio já o inspirou de alguma forma na sua escrita?

As lagoas do Fogo e das Sete Cidades são as paisagens que mais me emocionam em São Miguel, mas toda a costa é impressionante. Os lugares junto ao mar servem-me de inspiração para a escrita, aliás, a geografia açoriana está presente em todos os meus trabalhos.

9. Dê-nos 3 motivos para visitar a sua ilha.

Daria como principal motivo as paisagens e a possibilidade de ligação com a natureza, que tanta falta nos faz atualmente. Em segundo lugar, as pessoas e a forma calorosa de receber. Por último, mas não menos importante, a riquíssima gastronomia, sem sombra de dúvida.

10. Deixe umas últimas palavras a quem lê esta entrevista. 

Muitas vezes perguntam-me de que forma se pode apoiar os escritores e a nossa literatura. Eu costumo dizer que não é apenas comprando os seus livros, embora isso seja importante, por motivos óbvios. A divulgação é essencial: passar a palavra, classificar e comentar os títulos nos sites da especialidade, apoiar nas redes sociais, enfim. Todos os pequenos gestos contam. E isso leva-me a congratular-vos por esta iniciativa. É um contributo valiosíssimo!

Foto da Lagoa do Fogo: @natureshots.rsa

Espero que tenham gostado desta pequena entrevista a um autor açoriano que descobri há pouco tempo, mas tenho adorado cada livro! 


Com amor, Brenda

0 comentários:

Enviar um comentário