terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

A Viagem de Juno | Almeida Maia


Compra o livro: Letras Lavadas | Wook | Bertrand

Aron, um geólogo islandês, acorda na Rússia em 2049 depois de um sono de décadas em criopreservação, numa época em que o mundo se encontra totalmente mudado pelas alterações climáticas.

Lucas Pontes, natural da ilha de São Miguel nos Açores, tem um passado que nunca revelou, até que um dia, embrenhado na teia de mentiras do seu passado, vê-se forçado a fugir com o seu neto, Juno, e só uma pessoa os poderá ajudar: Aron.

🚄

Este livro tem muita ficção científica, muito bem explorada e que enriquece esta história de uma forma fenomenal.

Nota-se a vasta pesquisa efetuada para desenvolver este enredo, para o tornar o mais realista possível (se é que posso dizer isto) e isso torna este livro muito interessante. 

Contudo, achei que à medida que nos vamos aproximando do momento de maior ação no livro nos é dada alguma informação que não considero propriamente relevante naquele ponto da narrativa. Mas à parte disso, achei a narrativa muito bem concebida.

Gostei do desenvolvimento das personagens e das suas personalidades bem definidas. Tão bem que senti que ficamos a conhecê-las como se fossem nossos amigos, pessoas com qualidades e defeitos com as quais nos conseguimos ou não identificar.

Gostei muito do Lucas Pontes, gostava de ter visto mais intervenções do Juno e... detestei o Aron. Achei que ele objetificou muito a Drª Pamela e nem o facto de ter estado décadas criopreservado lhe vale como desculpa. Tanto que não acredito nem um pouco no dito amor dele pela médica...

O autor recorre muito às comparações, algumas até muito engraçadas, tornando-se assim fácil visualizar o que pretende dizer com aquilo e ajuda, dessa forma, a perceber a personalidade de algumas personagens.

Apesar do Aaron e os seus pensamentos que, por vezes, me faziam revirar os olhos (mas lá está, é uma personagem "cinzenta" que ora faz coisas que me agradam e me identifico ora me enerva com as suas observações), considero A Viagem de Juno um livro 5 estrelas, de leitura obrigatória para todos os amantes de distopias e para todos os que procuram bons livros escritos por autores portugueses!

Em suma, este livro não é apenas sobre uma aventura de ficção científica com palco nos Açores, A Viagem de Juno é também uma importante chamada de atenção para um tema que tem vindo cada vez mais a despertar opiniões e discussões pelo mundo fora e sobre o qual é urgente agir.

E olhem, não sou só eu que acho este livro muito bom, este livro foi selecionado para a lista de livros recomendados para o Ensino Secundário do Plano Regional de Leitura dos Açores!

Por isso olhem, coloquem os vossos filhos, sobrinhos, primos ou filhos de amigos a ler este livro que vão ver se os miúdos não vão começar a ver a leitura como algo interessante...!

Classificação: ★★★★★ (5/5)

Com amor, Brenda

2 comentários: