sábado, 27 de fevereiro de 2021

Divulgação: "A Herança das Cores" de David Revoy


Mal li a sinopse do livro achei que abordava um tema muito pertinente, especialmente porque nos tempos que vivemos muitas crianças se veem sujeitas a maus ambientes em casa e nem tem hipótese de ir para a escola interagir com outras pessoas que os possam ajudar a desanuviar desse ambiente cinzento que vivem no seu lar. 

Agradeço à FA Edições pela cedência do exemplar para opinião literária honesta. 😊

Deixo-vos a sinopse:
“A Herança das Cores” conta uma história através da perspectiva de uma criança que nos mostra como o mau ambiente em casa é impactante, transformando a vida num mundo monótono em tons de cinza, mas também como a esperança está sempre lá, nos pequenos aspectos quotidianos da vida, como o afecto de um animal de estimação ou o canto de um pássaro. Transformando tudo numa história maravilhosa!
Um livro em banda desenhada com uma narrativa visual, para retratar a maneira como as crianças são afetadas por um ambiente negativo em casa, as dificuldades sociais e como suporta as consequências. Uma obra bonita, triste e alegre ao mesmo tempo."
🎨

O livro está disponível em edição física e digital no site www.fabd.pt, bem como noutras lojas online.

Com amor, Brenda

sábado, 20 de fevereiro de 2021

10 anos de blog!! 💙


Um espaço que começou por ser um cantinho dedicado à partilha de textos meus e que hoje é o meu cantinho para falar de livros.

Num tempo em que os blogs têm tendência a ser postos de parte por algo mais visual como o Instagram e YouTube fico feliz que haja ainda quem acesse aos meus posts no blog. Podem ser poucos, mas nem que fosse só uma pessoa a ler o que escrevo que já vale a pena. 😊

E o mesmo serve para o meu instagram (@brendafrc), que nasceu muito depois do blog e transformou por completo os meus hábitos literários.

Agradeço a todos os que estão aí desse lado e me acompanham. Agradeço a partilha de conhecimentos, sugestões (aaai a carteira sofre) e agradeço do fundo do ❤️ as amizades incríveis que o mundo literário me trouxe.

Sou uma pessoa mais rica por vos ter na minha vida! 💙

Com o aniversário do blog reflecti muito sobre os meus gostos literários e o quanto eles têm mudado ao longo destes anos, especialmente desde que comecei a ver mais pessoas a falar de livros. Mas sinto que ainda há tanto para aprender e crescer nesta comunidade, por isso, sintam-se à vontade para deixar sugestões de posts que gostariam que fizesse, coisas que acham que posso melhorar, e também aceito sugestões de livros que acham que devo ler. ☺️

✨ Com amor, Brenda

P. S- Espero que gostem da minha foto com velas fake 😝 e o cupcake era de caramelo (recheado por dentro e tudo, bem bom!)... deixou de existir imediatamente depois de tirar a foto 🤣

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

A Viagem de Juno | Almeida Maia


Compra o livro: Letras Lavadas | Wook | Bertrand

Aron, um geólogo islandês, acorda na Rússia em 2049 depois de um sono de décadas em criopreservação, numa época em que o mundo se encontra totalmente mudado pelas alterações climáticas.

Lucas Pontes, natural da ilha de São Miguel nos Açores, tem um passado que nunca revelou, até que um dia, embrenhado na teia de mentiras do seu passado, vê-se forçado a fugir com o seu neto, Juno, e só uma pessoa os poderá ajudar: Aron.

🚄

Este livro tem muita ficção científica, muito bem explorada e que enriquece esta história de uma forma fenomenal.

Nota-se a vasta pesquisa efetuada para desenvolver este enredo, para o tornar o mais realista possível (se é que posso dizer isto) e isso torna este livro muito interessante. 

Contudo, achei que à medida que nos vamos aproximando do momento de maior ação no livro nos é dada alguma informação que não considero propriamente relevante naquele ponto da narrativa. Mas à parte disso, achei a narrativa muito bem concebida.

Gostei do desenvolvimento das personagens e das suas personalidades bem definidas. Tão bem que senti que ficamos a conhecê-las como se fossem nossos amigos, pessoas com qualidades e defeitos com as quais nos conseguimos ou não identificar.

Gostei muito do Lucas Pontes, gostava de ter visto mais intervenções do Juno e... detestei o Aron. Achei que ele objetificou muito a Drª Pamela e nem o facto de ter estado décadas criopreservado lhe vale como desculpa. Tanto que não acredito nem um pouco no dito amor dele pela médica...

O autor recorre muito às comparações, algumas até muito engraçadas, tornando-se assim fácil visualizar o que pretende dizer com aquilo e ajuda, dessa forma, a perceber a personalidade de algumas personagens.

Apesar do Aaron e os seus pensamentos que, por vezes, me faziam revirar os olhos (mas lá está, é uma personagem "cinzenta" que ora faz coisas que me agradam e me identifico ora me enerva com as suas observações), considero A Viagem de Juno um livro 5 estrelas, de leitura obrigatória para todos os amantes de distopias e para todos os que procuram bons livros escritos por autores portugueses!

Em suma, este livro não é apenas sobre uma aventura de ficção científica com palco nos Açores, A Viagem de Juno é também uma importante chamada de atenção para um tema que tem vindo cada vez mais a despertar opiniões e discussões pelo mundo fora e sobre o qual é urgente agir.

E olhem, não sou só eu que acho este livro muito bom, este livro foi selecionado para a lista de livros recomendados para o Ensino Secundário do Plano Regional de Leitura dos Açores!

Por isso olhem, coloquem os vossos filhos, sobrinhos, primos ou filhos de amigos a ler este livro que vão ver se os miúdos não vão começar a ver a leitura como algo interessante...!

Classificação: ★★★★★ (5/5)

Com amor, Brenda

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Divulgação livro "Ilha-América" de Almeida Maia


Para a primeira #bookselfiemonday de fevereiro (desafio criado pela @book.serotonin) mostro-vos o livro que chegou hoje à minha estante!

Agradeço ao autor Almeida Maia (@palmeidamaia) pelo contacto e cedência deste exemplar!

Li "A Viagem de Juno" em janeiro, também escrito por Almeida Maia, e gostei muito ☺️

Enquanto a opinião de "A Viagem de Juno" não sai do forno, deixo-vos a sinopse de "Ilha-América":
"Em 1960, as ilhas atlânticas dos Açores são o centro do mundo. Numa noite iluminada, um vulto adolescente invade a pista do aeroporto internacional e aguarda que um Lockheed Super Constellation acelere os quatro hélices. O seu plano é alcançar o trem de aterragem dianteiro, trepar a altura de dois homens e enfiar-se no vão da roda. Depois, aguardar que a aeronave suba e confiar que haja espaço para si, para o enorme pneu e para o sonho de chegar à América. Confere os três papos-secos nos bolsos, limpa as mãos na tee-shirt e respira fundo duas vezes. Está pronto a lançar-se a uma nova vida.

Nos anos auspiosos da história da ilha de Santa Maria, o aeroporto, construído pelos americanos no final da Segunda Grande Guerra sob a aprovação de António Salazar, torna-se a principal escala técnica para a maioria dos voos transatlânticos de grandes companhias aéreas e oferece oportunidades de trabalho preciosas a todos os açorianos.

Terminada a crise vulcânica dos Capelinhos, na ilha do Faial, o Azorean Refugee Act abre as portas da emigração para os Estados Unidos da América e espalha por todo o arquipélago um clima atípico de evasão. Não há família que não veja alguém dos seus embarcar para o Novo Mundo."

Aeroporto, Santa Maria, huuum, este livro promete!! ☺️

Com amor, Brenda