terça-feira, 11 de junho de 2019

Bree | Tay Lopes

Bree

Editora: Maresia | Compra este livro falando diretamente com: @taylopesl !

Bree Miller é uma jovem de 15 anos que há 4 anos teve a sua vida virada do avesso: o seu pai foi preso e em consequência, Bree e a sua mãe começaram a ser alvo de chacota na cidade, um dos seus melhores amigos deixou de lhe falar e sofre de bullying na escola. Desde que tudo isso aconteceu na sua vida, Bree não se sente completa. Além de ter perdido a ligação afetiva com os pais, perdeu o seu dom para as palavras e perdeu também uma das pessoas mais importantes da sua vida: Ethan Foster.

A minha primeira impressão desta história foi que a vida de Bree gira demasiado à volta do Ethan, o melhor amigo que lhe deixou de falar após a sua família ter sido afetada pelo crime do pai de Bree. Além disso, entendo o conceito do livro mas sinto que faltam umas ocasiões de trabalhos de casa pelo meio, de estudo e penso que por vezes os parágrafos em que é descrito como ela se sente quando o vê são um pouco demais. Entendo que ele é muito importante, mas ela não pode achar que é "meia" ou uma metade de pessoa sem ele ou que ele é a estrela e ela um simples pirilampo (vagalume). Ela é uma pessoa completa, pode não se sentir assim, mas é, e não é ele que tem de a completar, ele é só um acrescento à pessoa completa que ela deveria ser.

Porém entendo que aos 15 anos é realmente isso que sentimos, os primeiros amores são sempre o centro do nosso mundo e sentimos que uma vida sem aquela pessoa não é uma vida completa.

Mas caramba, o Ethan é um idiota que fingia não gostar dela, tem atitudes boas por vezes, mas continua a ser idiota e a tratá-la mal mesmo depois de tudo o que passaram. Os erros foram do pai dela e não dela pelo amor de Deus! Eu sei que ele tem 16 anos, mas achei que esta personagem não foi consistente, pois por vezes tinha atitudes muito maduras e outras em que era um completo idiota e parecia ter 10 anos.

Penso que no fim a autora quis mostrar a evolução do amor entre os dois e fazia transições de anos, mas penso que podia ter explorado mais essa parte, pois gostaria de ver mais investidas do Daniel com a ausência do Ethan, gostaria de ter visto mais o que sentiram e o quanto evoluíram enquanto pessoas nessas passagens de tempo.

Tay Lopes escreve de uma forma muito poética e que me remete para os meus anos de adolescente (que não foram há muito tempo ahah). 

Este livro transporta-nos para o tempo em que vivíamos os amores mais puros e despreocupados e descreve-os com uma leveza que nos faz sentir saudades de quando as coisas eram simples aos 15 anos.

No fundo é um romance fofinho e retiramos a conclusão de que as pessoas têm que se conhecer a si próprias primeiro, antes de iniciarem uma relação, seguir os seus sonhos por vezes tendo que abandonar quem amam e é assim a vida. Bree e Ethan mostraram não o que deve ser o primeiro amor, mas sim o que deve ser o último amor, aquele em que somos aceites pelo que somos e não nos é exigido que abdiquemos da pessoa que somos em prol do outro.

Li este livro em 24 horas, o que é incrível para quem está de ressaca literária. Logo, podem ver que é um livro que me cativou bastante e não consegui largar enquanto não terminei.

Nota: Este livro foi-me enviado pela autora, em troca de uma resenha honesta, fosse ela positiva ou não. Todas as opiniões expressas nesta resenha são completamente minhas.

Classificação: ★★★★☆

Com amor, Brenda

1 comentários:

  1. Tenho esse livro no kindle, mas ainda não consegui pegar nele. Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, mas depois da tua a vontade de o ler voltou.
    Beijinhos, Fofocas Literárias

    ResponderEliminar