quinta-feira, 11 de abril de 2019

TAG: 25 de Abril com Livros/Filmes (original)

Abril. Um mês que para alguns significa "Abril águas mil", para outros, como eu, Abril é o mês em que se celebra o 25 de Abril, a famosa Revolução dos Cravos, a conquista da "liberdade". Não presenciei a Revolução, nem antes disso a ditadura, mas valorizo a minha liberdade a cada respiração. Então lembrei-me que seria giro celebrar esta data aqui no blog com a criação de uma tag inspirada nesta temática e cruzá-la com uma das coisas das quais mais gosto: livros. Espero que gostem.
1. Ditadura: Um livro que te oprimiu de alguma forma. Seja porque não descansaste enquanto não terminaste, seja porque está há muito tempo na estante e tens remorsos, seja porque achaste ofensivo de algum jeito, etc etc, mas diz-nos qual é aquele livro que sentes que te aprisiona/aprisionou.

R: No meu caso, esse livro é o Cem anos de Solidão de Gabriel García Márquez. Foi um livro que não resultou para mim, mas reconheço a sua qualidade.

2. Salazar: Aquele livro com um protagonista detestável. Já não o(a) podias ver nem pintado(a).

R: A Anastasia de 50 Sombras Livre e o romantismo que atribuiu ao controlo obsessivo do Christian. Se nos outros livros ela me irritou, então no último já não a podia ver à frente.

3. "Orgulhosamente Sós": Aquele livro único que vale por uma trilogia/saga inteira.

R: O Tatuador de Auschwitz de Heather Morris. Um livro que toda a gente devia ler uma vez na vida.

4. PIDE: Qual foi aquele livro que leste e adoraste mas que a sociedade nutre ódio/preconceito? É aquele livro que se disseste no teu círculo de "amigos" que leste (e adoraste) todos te olham de lado.

R: Crepúsculo. BUT I DON'T CARE (post "sim, sou fã de Crepúsculo, e depois? Twilighter Booktag"). Sou #teamedwardforever

5. "Grândola Vila Morena, Em cada rosto igualdade": Uma personagem pela qual te identificaste ou sentiste que poderia ser o(a) teu(ua) melhor amigo(a) (caso existisse na realidade).

R: A Katniss dos Hunger Games é a minha heroína desde que li os livros da saga, por isso ela seria a minha BFF ficcional.

6. A Revolução dos Cravos: O livro que revolucionou a tua vida. Podes ter lido muitos depois desse, mas aquele... aquele livro terá sempre um lugarzinho especial no teu coração.

R: A Cabana de WM. Paul Young. Esta leitura mudou a minha maneira de ver a vida. Foi o livro que reli mais vezes.

7. Democracia: Seleciona 2 livros que tenhas para ler e deixa os teus seguidores escolherem um para ser a tua próxima leitura (ou para leres quando tiveres oportunidade).

R: Finale, o último livro da Saga Hush Hush, da Becca Fitzpactrick (a ver se despacho a série de uma vez) ou se leio "PS. Ainda te amo" da Jenny Han, o segundo livro da trilogia "A Todos os Rapazes que já amei".

8. Liberdade: Recomenda qualquer livro que te faça sentir feliz por teres a oportunidade, e liberdade, para o ler.

R: A História de uma Serva de Margaret Atwood. Foi um abre olhos para o que poderá acontecer se as mulheres não lutarem pela equidade.

9. Em memória das vidas roubadas: Um livro com uma personagem forte que luta, seja de que forma for, pela sua e pela liberdade dos seus pares.

R: Li recentemente o livro "The Wolves of La Louvière" de Flore Balthazar, um livro cheio de exemplos de como pequenos atos de rebelião podem mudar a vida de uma pessoa e, especialmente, de uma mulher. Por isso a minha escolha seria a Marguerite, uma professora que no dia-a-dia era amável com os Alemães que tinham ocupado a cidade, mas que de noite era uma rebelde distribuidora de um jornal clandestino.


Se quiseres responder a esta TAG substituindo a palavra "livro" por "filme" também o podes fazer, ou seja, na primeira categoria responderias sobre um filme que te oprimiu, na segunda sobre um filme com um protagonista detestável e assim por diante com as outras categorias. Além disso, podes desafiar alguém para responder à tag ou simplesmente deixar em aberto.

Com esta TAG não pretendo faltar ao respeito a ninguém, nem tão pouco tratar a liberdade como um assunto "banal". Sei perfeitamente que a liberdade tem diferentes significados para cada pessoa e que a liberdade é efetivamente diferente de pessoa para pessoa!

Porque infelizmente, no que toca a direitos humanos Portugal (e o mundo!!) ainda tem um longo caminho a percorrer!

Com esta TAG pretendo comemorar a conquista da Liberdade em Portugal depois de um regime opressor. Além disso, valorizo MUITO o facto de não ter presenciado um tempo em que havia censura como a que houve antes do 25 de abril, porque seguramente não iria ter a oportunidade de ler nem metade dos livros que li até hoje (e tantos outros que pretendo ler).

Com amor,  Brenda

3 comentários:

  1. Antes de mais deixa-me parabenizar-te pela originalidade desta Tag, EU ADOREI!
    Em segundo lugar, tu mencionas-te tantos livros que quero ler que agora nem sei por qual livro estou mais ansiosa para começar! Quero tanto fazer esta tag!
    Beijinhos e boas leituras,
    https://sobomeuolhar7.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta tua TAG.
    Se me permites, vou levá-la e publicá-la no meu blog.
    Parabéns pela criatividade.

    ResponderEliminar