sexta-feira, 12 de abril de 2019

Ao teu Lado | Ana Ribeiro

Ribeiro

Sinopse: Ana e Miguel conhecem-se, por acaso, enquanto crianças. Durante umas férias de verão, percebem que apesar das diferenças que os separam, têm muita coisa em comum e descobrem juntos a essência de uma amizade imaculada.
Mas à medida que crescem, os dois percebem que manter a sua proximidade é uma batalha árdua. E quando menos esperam, Ana e Miguel descobrem que o tempo acabou por engrandecer aquilo que sentem. Os sentimentos mudam, tornam-se mais fortes e explodem num amor desmedido e assolapado. "Ao teu lado" marca o regresso da romancista Ana Ribeiro com uma história de amor que é também uma ode às amizades verdadeiras.

Antes de ler este livro já muito tinha ouvido falar dele, principalmente por posts de bookbloggers e bookinstagrammers, e até já o tinha na minha wishlist.

Por isso quando a autora me contactou para ler e resenhar, de forma honesta, o seu livro em ebook fiquei radiante!

Ao Teu Lado é um livro que fala sobre amizade, amor e sobre o destino.

Começa por contar a história de Ana e Miguel, duas crianças que se conhecem numas férias de verão no Alentejo. Inicialmente as coisas não começam muito bem, Miguel sente-se angustiado por ser pobre e não ter crianças da sua idade com quem brincar. Por isso quando Ana o vê e se mostra curiosa em relação às roupas de Miguel, este foge da menina e não quer ser seu amigo.

Mas Ana é teimosa e acredita que aquela amizade tem futuro. Assim, as diferenças acabam por ser esquecidas e tornam-se amigos.

Com a sua amizade veio uma grande cumplicidade e Miguel, que nunca teve uma infância "normal", acaba por ir viver com Ana para Lisboa para poder concretizar um dos seus maiores sonhos: ir à escola.

Entretanto crescem, têm sonhos diferentes, mas a sua amizade une-os mais do que nunca.

Mas será que desta grande amizade não é capaz de nascer um amor épico?


Não gostei particularmente da escrita da autora. Não que não seja boa, mas simplesmente já não me identifico com este tipo de escrita que me parece mais indicada para leitores infanto-juvenis. Como me habituei ao longo dos últimos anos a tipos de escrita diferentes acabei por não achar esta muito fluída. Porém, não é por simplesmente já não estar habituada que significa que Ao teu Lado é um livro mal escrito. Até porque ao ler este livro lembrei-me dos tempos em que comecei a ler as obras da Alice Vieira ou Ana Maria Magalhães, autoras da minha adolescência.

Não obstante, penso que o livro precisa de uma grande reformulação ao nível de alguns diálogos, porque houve coisas que, na minha opinião, simplesmente não resultaram. Achei que em alguns momentos o enredo foi lento demais, como no começo da amizade, e o fim do livro foi muito apressado e era precisamente aí que se devia ter dado mais espaço para as coisas se desenvolverem.

Gostava que toda a questão do relacionamento abusivo do Miguel com a Isabel tivesse sido mais explorado, pois senti que foi algo que foi mencionado e não acrescentou grande coisa à história. Ok, deixa claro que este tipo de relações não é normal e acaba por ser um alerta vermelho para quem lê este livro e está a passar por isso. Apesar do Miguel ser bastante consciente do que se passa e assertivo, um relacionamento abusivo raramente acaba facilmente de um dia para o outro, ainda por cima neste em que uma das partes é extremamente controladora e ciumenta. Raramente, o "acabou tudo" põe um ponto final. E acho que teria sido interessante se houvessem mais momentos à volta dessa relação (talvez no segundo volume, quem sabe?).

Houve determinadas coisas que achei que precisavam mesmo de ser reformuladas, principalmente no fim... Achei TÃO ABRUPTO! Até fiquei a pensar "espera aí, espera aí, será que eu passei alguma página à frente sem me aperceber?".

Penso que a parte de perceberem e começarem a agir como apaixonados devia começar mais cedo, talvez na viagem que fazem e ir crescendo gradualmente, pois na realidade eles são amigos que se comportam como irmãos e o facto de as coisas se processarem num ápice é muito estranho.

Apesar dos pontos menos bons que mencionei acima, recomendo o livro da Ana Ribeiro e asseguro-vos que ao lê-lo vão sentir uma pontinha de inveja do romance, um bocadinho cliché (mas quem não ama clichés atire a primeira pedra), da Ana e do Miguel.

Classificação: ★★★☆☆

Com amor,  Brenda

4 comentários:

  1. Obrigada Brenda por teres lido e resenhado, seguirei os teus conselhos numa segunda edição.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Olá Branda,
    não conhecia o livro, e apesar de não fazer o estilo de leitura que gosto, achei interessante a história, parece-me uma historia real e eu gosto disso :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
  3. Admito que está muito longe de ser um género de livro que me agrade e é uma pena que tenhas esses pontos negativos, que espero que sejam melhorados numa próxima edição...

    Uma boa Páscoa! 😛

    ResponderEliminar
  4. Pena que tenhas tido tantos pontos negativos, pode ser que a 2ª edição, corra melhor :)


    𝙽𝚎𝚠 𝚙𝚘𝚜𝚝 𝚘𝚗 𝚝𝚑𝚎 𝚋𝚕𝚘𝚐, 𝚌𝚑𝚎𝚌𝚔 𝚒𝚝 𝚘𝚞𝚝!

    𝙶𝚞𝚎𝚜𝚜 𝚠𝚑𝚊𝚝? 𝙸'𝚖 𝙱𝙰𝙲𝙺!
    Https://bit.ly/30X2zYo

    ResponderEliminar