terça-feira, 24 de julho de 2018

Glimmerglass Girl by Holly Walrath



Glimmerglass
Para comprar este livro: Finishing Line Press

Sinopse (tradução livre): Glimmerglass Girl é uma coleção de poesias e imagens sobre a condição de ser mulher e feminilidade. Esta coleção de estreia da autora Holly Lyn Walrath explora a vida, o amor, o casamento, o abuso, a autoflagelação, o corpo, a morte e o alcoolismo através das lentes do coração de uma mulher. Leva os leitores através de um mundo especulativo e fantástico de contos de fadas e unicórnios, onde a feminilidade é tão poderosa e delicada como uma borboleta de asas de vidro.

Antes de mais agradeço à editora Finishing Line Press via netgalley por me ceder uma cópia avançada deste livro em troca de uma opinião honesta. Este livro vai ser publicado no dia 3 de Agosto.

Este livro é uma compilação de poemas que pretendem descrever a mulher moderna.

Este não é daqueles livros que possa dizer que devorei. Li rápido, mas não devorei.

Considerei alguns dos poemas bonitos, mas no geral não senti muita afinidade ao que estava escrito, não me consegui conectar emocionalmente com o livro.

Esta é uma das reviews que mais me custou fazer pois resenhar poesia é muito difícil, visto que o que para mim pode ser razoável, para outra pessoa pode ser excelente.

O meu poema favorito é foi o "A Arte da Solidão". Deixo-vos de seguida um pequeno excerto desse poema.
I tell my sisters:
cultivate loneliness
like you might care for
an orchid, turning it gently towards the light,
serving it water like wine
aerated, purified, filtered.

E uma das minhas frases favoritas:

"You may learn to sleep throught the night, warmed by the tought of your own existence".

Apesar disso, um dos prós do livro é que não apresenta "frases feitas", isto é aquela frases cliché, o que normalmente acontece em livros de poesia. Muito pelo contrário, existem pelo meio dos poemas frases incríveis com muito potencial para serem divulgadas e se tornarem icónicas (e vamos admitir, que vão dar um show nas descrições das fotos do instagram.

Se recomendo este livro? Sim, mas talvez a um público mais maduro e que se possa relacionar com o que está descrito.

Talvez quando tiver outra maturidade volte a ler o livro e aí já sinta a afinidade que esperava sentir.

Por isso decidi dar uma cotação de 2,75, porque não merece nem um 2, nem um 3. Mas para todos os efeitos, vou arredondar e dar 3.

Classificação: ★☆☆ (3/5)

Agradeço também à Vanessa, do blog e canal, The Bookish Deer, por ter dado a dica dos livros "à borla" via netgalley no seu canal de youtube.

2 comentários: