quarta-feira, 28 de março de 2018

8 consequências da exposição nas redes sociais


consequências

1. Falso conhecimento da pessoa

Tu conheces apenas uma parte dela, o que ela posta, não o que ela é. Não sabes se por detrás daquele sorriso existe uma alma em sofrimento, não sabes se por trás daquela vida perfeita, existem inúmeras falhas e erros...

2. Deduções

Há sempre alguém que acha que sabe mais do que tu, que sabe da tua vida melhor do que tu e há aquele que conta a tua vida a terceiros, porque não tem vida sua para se entreter.


Na boca destes fundamentalistas todas as tuas palavras, fotos, etc. vão ser distorcidos em prol dum argumento ou criação de um "tu alternativo", em que és do jeito que a pessoa interpreta e não da maneira que realmente és.

3. Inveja/ Ódio gratuitos 

Não é que as pessoas já não tivessem inveja antes da existência das redes sociais, mas com meios de fácil acesso têm mais oportunidade para se meterem na vida dos outros e de desejar o que o outro tem. E isto acontece porque tem acesso à vida privada, tem a oportunidade de ver o sucesso da pessoa mais de perto e isso gera um ciclo vicioso na pessoa que vê.


Inveja branca é uma coisa. Ódio gratuito outra completamente diferente.


4. Os super-heróis tornam-se, subitamente, reais.

Atrás de um ecrã toda a gente é corajosa, cheia de ideias, argumentos e opiniões. Acaba por se criar uma imagem "ideal" da pessoa.


O mesmo se passa com os "super-heróis" que só destilam ódio nos comentários sem sequer criticarem de forma construtiva.


5. Críticas

Há quem pense que as críticas estão relacionadas com o ponto anterior. Por vezes sim, outras não. E é preciso também saber diferenciar as duas coisas: quando é construtiva e quando se trata duma estratégia para te tirar o sorriso.


Por outro lado, por se tratar dum meio fácil e com a tal distribuição do ódio gratuito pode haver a tal distribuição de ódio gratuito aliado ao fundamentalismo onde se junta a mediocridade de argumentos do tipo "Vejo o que publicas, sei quem és".


6. Menos contacto 

Com a inovação das redes sociais são construídas relações virtuais que podem acabar lentamente com o contacto físico. Estamos tão preocupados em querer manter quem está longe por perto que acabamos por nos afastar de quem está perto de nós naquele momento.


7. Ansiedade

Já poucos vivem o momento sem tirar pelo menos uma foto para colocar no facebook, instagram, etc.


Há pessoas que entram em esgotamento para manterem o feed do instagram organizado ou, pior, perfeito. Para algumas pessoas, os gostos e comentários nas redes sociais são tudo. São tanto que acabam por definir quem são.


Mas os gostos não te definem. Tu não tens que te encaixar ou atingir um suposto perfeccionismo. A nossa essência é o nosso melhor marketing.


8. Plágio

Qualquer um pode tentar plagiar os teus textos, fotos, ideias. Por isso protege-te sempre disso.

3 comentários:

  1. Adorei o Post
    Visita o meu Blog e deixa a tua opinião
    http://oblogdofernando.com
    Obrigado e sucesso

    ResponderEliminar
  2. Muito bem conseguido! É mesmo isso...

    Beijinho!

    ResponderEliminar