sexta-feira, 17 de maio de 2019

And We Call It Love | Amanda Vink

Love
Nota legal: Este livro foi-me enviado pela editora via Netgalley em troca de uma resenha honesta. Todas as opiniões expressas nesta resenha são completamente minhas. 


And We Call It Love (tradução: "E chamamos isto de amor") é um livro de poesia que nos traz uma história de amizade, relações tóxicas e força interior.

Claire e Zari são melhores amigas. Escrevem músicas juntas, conhecem-se melhor do que ninguém e são inseparáveis.

Claire é uma miúda com algumas dificuldades por isso o dinheiro que faz a tocar violão na rua é para preencher necessidades que existem em casa. Zari vem de uma família com dinheiro e está constantemente sobre a pressão de concretizar o que os pais sonharam para ela.

O problema é que os pais de Zari não gostam de Claire... nem o seu recente namorado, Dion.

Quando um namorado não gosta da nossa melhor amiga, isso já é sinal de que algo está mal. Das duas uma: ou realmente a nossa amizade não é a melhor, mas isso já nós sabemos - e lá está, insistimos nessa relação também tóxica-, ou isso é um alerta para prestarmos atenção ao nosso(a) parceiro(a). Mas Zari ignorou todos os sinais.

Identifiquei-me muito com este livro porque já fui a Zari em algumas situações e já fui uma Claire tentando resgatar uma amiga dessa situação. Sei o quão difícil é vermos que as pessoas nos afastam e não sabemos bem porquê, mas é preciso ter muita paciência e ser sempre um apoio para aquela amizade, mesmo que não concordemos com o rumo que a pessoa está a tomar.

"É difícil para uma árvore sobreviver sem o seu sistema de suporte"

Nós vamos achar que a pessoa sabe bem em que situação está e não sai porque não quer, mas as coisas são muito mais complicadas do que parecem. Para quem está na situação é muito difícil sentir que pode sair, há sempre o medo das consequências de terminar a relação. O que o Dion fez foi tirar o sistema de apoio à Zari e os pais, querendo ou não, também contribuíram para isso. Começou com pequenas coisas que lhe deitaram abaixo a auto-estima e depois voltou a inflá-la com as típicas palavras "amo-te", "preciso de ti" e ela até acha que o problema de ver algo de errado com o comportamento dele é puramente culpa dela. 

Aprendi com o Dion que normalmente os abusadores são meninos insatisfeitos consigo próprios e que têm que ser o centro do universo a todo o momento e quando encontram o seu alvo não vão descansar enquanto não vergam a pessoa à sua vontade.

Com este livro pensamos muito sobre quantas vezes não toleramos algumas atitudes como as Dion, quantas vezes não nos culpamos por algo que o outro tenha feito porque "foi consequência das nossas ações", quantas vezes nos apagamos para o outro brilhar porque se brilharmos vamos ter repercussões, seja físicas ou psicológicas? E não falo só relativamente a relação amorosa, falo também de amizades e família. Temos de parar de nos anular por outras pessoas. Temos de parar de romantizar aquilo que é tóxico.

O livro está tão bem construído que os poemas parecem prosa e a história das duas amigas é contada de uma forma tão fluída que nos perdemos no tempo. Adorei o facto de o narrador ir variando, permitindo-nos ver a situação das duas perspectivas: a da vítima e a da amiga que se sente sem poder de ajudar a outra.

Por isso, recomendo vivamente a leitura deste livro, porque ele conta-nos uma história pela qual já podemos ter passado em algum momento da nossa vida, ou então que vimos alguém passar e mostra-nos que é preciso agir, nem que seja pela pequena grande ação de estar ali pelo outro.

Para quem está iniciando as leituras em inglês este livro é uma boa aposta, visto que a sua linguagem é bastante simples e sem grandes floreados, a autora diz o que tem a dizer e a mensagem é bem clara. 

Gostaria de agradecer à autora Amanda Vink, à editora West 44 Books e ao Netgalley pela oportunidade de ler este livro. Um dos melhores que li até agora em 2019!

Classificação: ★★★★★

Com amor, Brenda

12 comentários:

  1. Olá , me parece uma leitura bem interessante, ainda não li nenhum livro em inglês , sobre a história do livro ter supostamente uma passagem de nossa vida me deixou super curiosa. Vou apostar nessa leitura.

    ResponderEliminar
  2. Parece ser uma leitura muito gostosa de fazer. Gosto de poemas e nas reflexoes que podemos fazer ao lê-los. ótima indicação.

    ResponderEliminar
  3. Podemos tirar grandes reflexões da vida real e colocá-las no papel para que mais pessoas conheçam um pouco a nossa visão sobre as coisas. Acredito que tenha sido essa a proposta do livro, uma obra que reúne aprendizados aos quais estamos todos sujeitos em diferentes períodos da vida. Fiquei curioso pela leitura!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  4. oi!
    Eu gostei da dica :D o livro parece ser otimo e a historia é bem interessante...

    ResponderEliminar
  5. Esses tipos de livros me relaxam demais entre uma leitura pesada e outra, pois me passa uma sensação de paz e tranquilidade.Anotada a dica.

    ResponderEliminar
  6. Gostei da sua resenha e do teu olhar pra história, parabéns!! Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá!Com certeza este livro é um excelente estimulo para os iniciantes de leitura em inglês.
    Excelente resenha,sua satisfação com a leitura nos passou uma confiança em experimentar as emoções desta história e ainda ter o prazer de ler em forma de poesias,estou certa que esta história nos trás ótimas reflexões.
    Grata pela indicação! Bjs

    ResponderEliminar
  8. enquanto lia o teu post deparei-me por uma citação: " é difícil para uma árvore sobreviver sem o sistema da suporte" se já é difícil para uma árvore pois será mais difícil para nós e é fundamental que as raízes que nos foram transmitidas sejam fortes porque quando ouvimos um não vamos certamente abanar de tal forma que podemos até quebrar.

    ResponderEliminar
  9. Muito legal essa dica. O tema é bem interessante, olhar as coisas de fora nos dá uma visão bem mais ampla do que quem está realmente vivendo. Muitas vezes queremos ajudar, mas nem sempre somos bem interpretados. Relações de abuso são terríveis e podem destruir a outra pessoa. Legal essa forma de poesia que a autora escolheu para contar essa história. Legal para quem quer algo em inglês que não seja muito pesado.

    ResponderEliminar
  10. Ainda não tive a experiencia de ler um livro de poesias, acho que esse seria um ótimo começo

    ResponderEliminar
  11. A história mágica e intemporal. Lições de amor e reflexão, uma trama convincente que poderia facilmente ser transformada em filme. O segredo para superar todos os tipos de mudança. É bom saber que sua resenha do livro é muito positiva.

    ResponderEliminar
  12. Não conhecia o livro, mas parece ser uma historia interessante.
    Vou colocar-la, na minha lista :)

    ResponderEliminar