quinta-feira, 16 de agosto de 2018

A Sereia de Kiera Cass



Kiera Cass

Sinopse: Anos atrás, Kahlen foi salva de um naufrágio pela própria Água. Para pagar sua dívida, a garota se tornou uma sereia e, durante cem anos, precisa usar sua voz para atrair as pessoas para se afogarem no mar. Kahlen está decidida a cumprir sua sentença à risca, até que ela conhece Akinli. Lindo, carinhoso e gentil, o garoto é tudo o que Kahlen sempre sonhou. Apesar de não poderem conversar — pois a voz da sereia é fatal —, logo surge uma conexão intensa entre os dois. É contra as regras se apaixonar por um humano, e se a Água descobrir, Kahlen será obrigada a abandonar Akinli para sempre. Mas pela primeira vez em muitos anos de obediência, ela está determinada a seguir seu coração.

Este é um livro que fala sobre amor e morte.

Amor por Oceano, amor pelas irmãs e amor pela sua alma-gémea.

Numa viagem em família ocorre uma tempestade. Todos os que estão no navio estão condenados. Era suposto Kahlen morrer, mas no meio do canto das sereias o seu desejo de (sobre)viver falou mais alto. E Oceano decidiu poupá-la, segundo os seus termos.

Então Kahlen é transformada numa sereia e tem que servir Oceano durante 100 anos. 

Oceano é precisamente a personificação do "oceano" e é um ser que precisa de alimento. E sim, o alimento é aquilo que vocês estão a pensar: pessoas.

As Sereias (Sirens) são pessoas que Oceano decide resgatar de naufrágios, mas que para serem transformadas têm que aceitar trabalhar para esta espécie de divindade. Quando aceitam o "trabalho proposto" é-lhes oferecida uma nova vida, uma beleza de outro mundo, uma saúde perfeita, uma juventude inalterável pelo tempo (isto é, pelo tempo em que estiverem ao serviço de Oceano) e uma voz fatal. Em troca só têm que ser devotas a Oceano e executar bem o seu trabalho.

As Sereias nunca podem falar, a não ser com as suas irmãs, porque as suas vozes são mortais para qualquer humano. Assim Kahlen não pode falar, nem mesmo quando conhece um rapaz que a vê pelo que ela é, que vê além daquela beleza "de predadora". Este rapaz vê Kahlen como uma simples rapariga, reconhece nela uma simplicidade de alguém que apenas sonha em ser amada.

Vocês já imaginaram o que é estar 100 anos sem falar? Ainda por cima apaixonar-se e não poder falar com o crush? Complicado!

Apesar de Kahlen se sentir amada pelas irmãs sente que falta algo na sua vida. E quando conhece Akinli sente-se completa.




Adorei este livro! A maneira como o amor entre a Kahlen e o Akinli surgiu é tão fofa e pura, ao contrário da relação que a Kahlen tem com Oceano que é claramente abusiva e marcada por Síndrome de Estocolmo.

Há muita gente que gostou imenso da personificação de Oceano e eu também gostei em parte, mas não consegui tirar da cabeça o ranço que senti por Oceano desde a primeira página... Ela obriga as suas Sereias a atrair as pessoas para a morte exatamente porquê? O que é que os humanos têm para serem assim tão essenciais para a vida de Oceano? E pior: Ela mata a família da Kahlen e depois ama-a? Creepy...

Enfim, voltando à relação da Kahlen com o Akinli admito que gostaria de ter visto mais momentos entre os dois, mas ok, percebo que a ideia é que apesar de terem passado pouco tempo juntos as suas almas estão conectadas de tal forma que os poucos momentos que passaram juntos os uniram de tal forma que o amor é inevitável.

Confesso que descobri o final muito antes dele acontecer pelo facto de estar sempre a ser falado naquele "fio que os une".

O final é completamente previsível, mas não é por isso que deixa de ser um livro fofinho de se ler! :)

Recomendo muito a leitura deste livro. É um livro jovem-adulto ideal para se ler no verão (e em qualquer época do ano mas por ser leve associo mais ao verão).
 
Classificação: ★★★★☆

4 comentários:

  1. Adorei a tua review! De certeza que irei ler este livro :)
    Beijinho**

    https://tinygirlreviews.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. 100 anos sem falar? eheh gostei muito da tua maneira de contar, fiquei curiosa, adoro ler!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yaa, que horror não é? O que vale é que elas podem falar entre si, visto que a voz só afeta os humanos xD

      Eliminar