sexta-feira, 2 de março de 2018

13 Reasons Why | Vamos falar de assuntos sérios




Hannah Baker decidiu pôr um ponto final da sua vida. Ninguém sabe porquê. Até que Clay recebe uma caixa de sapatos enviada pelo seu amor platónico, Hannah. Nessa caixa existem 13 cassetes, uma para cada "porquê" de Hannah ter decidido suicidar-se.


Esta série mostra que nunca sabemos quando uma pessoa está a atingir o limite da bagagem emocional que consegue suportar. 

A série é muito complexa e faz-nos encarar a realidade: um dia podes ser vítima, outro dia o porquê.

É uma série intensa? Sim. Pode ser o gatilho para pessoas com algum distúrbio ou perturbação emocional? Definitivamente!

Há pessoas que dizem que a Hannah não tinha motivos nenhuns para se suicidar. Mas a realidade é que nós nunca sabemos o quanto alguém sofre até cometer um ato destes. Não sabemos como uma pessoa se sente e não podemos julgar o sofrimento do outro por aquilo que nós supomos que aguentaríamos. Porque nós não estamos no lugar do outro.

Para cometer um ato assim é preciso MUITO sofrimento! 

Se as pessoas sucumbem ao derradeiro sofrimento e batem no fundo é porque foram fortes durante muito tempo. Aguentaram tanto que há um dia em que não há mais ponto de retorno e pensam que a sua única saída é aquela que é derradeira e irreversível...

Por vezes as pessoas tomam estas medidas e só depois os que a rodeiam pensam "Eu podia ter feito algo! Como é que não me apercebi que algo estava errado". Ou então se são salvos a tempo são rotulados como "Só queria chamar à atenção!". 

Chega! Estes assuntos são graves e devem deixar de ser um tabu na sociedade! Depressão, ansiedade, tentativas de suicídio e mil e um distúrbios devem ser encarados como algo sério e não tratados de forma insensível e céptica.

Só sabe do sofrimento quem passa por ele.

CHEGA DE FALSIDADES E JULGAMENTOS! Nem toda a gente é igual e nem todos conseguem suportar as mesmas coisas.

A verdade é que nem sempre se consegue evitar estas situações, mas é também verdade que se olhássemos mais para quem nos rodeia talvez se conseguisse ver o sofrimento que espelham todos os dias nos seus olhos.

Porque o sorriso é efémero, o sorriso só lá está quando a pessoa sabe que está a ser observada. Quando a pessoa pensa que se mostrar sofrimento será julgada e não ajudada.

Há que notar os microtraços de tristeza. Há que olhar e ver realmente a pessoa!

Há que evitar ser um porquê, alguém que não se importa ou simplesmente alguém que fechou os olhos ao ver que a pessoa que está ao seu lado não está bem e é demasiado complicado lidar com a bagagem de alguém.

Há que abrir os olhos e ser o Porquê de alguém querer viver.

Sê um "porquê" bom.

8 comentários:

  1. Olá, a série para mim foi extremamente violenta. Eu que já estive muito mal a nível psicológico e cheguei a estar internada, custou-me bastante ver certas cenas da série.
    Independentemente de tudo o sofrimento de cada pessoa é algo muito pessoal, único e vivido intensamente. Temos que ser resilentes, mas nem toda a gente tem capacidade de gerir todas as frustrações, situações, comentários e esta série aborda muitos muitos temas sensíveis. Mas para mim, que tive alguns baixos na minha vida a série serviu com um despertar, um ser mais forte, um dia tudo vai melhorar.

    Eu vi a série, mas nem tenho coragem de ler o livro.

    Bom post, gostei muito!

    www.sarcatsilva.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo! As coisas vão melhorar e com a ajuda dos que nos rodeiam melhoram ainda mais :)

      Também não tenho coragem de ler o livro! Mas vai sair nova temporada da série, mal posso esperar!

      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Eu já li tantos comentários a esta série em que metiam a actriz principal como a "má da fita" porque simplesmente as pessoas não percebem que nem todos funcionam da mesma maneira, todos nós temos mecanismos de defesa diferentes...

    AZUENTURE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já vi comentários que diziam tipo "Ela foi violada e já se quer suicidar! Que exagero!" Tipo... WTF? Ela antes disso sofreu muito... Cada um lida com as coisas como consegue e só quem passa é que sabe!

      Beijinhos, obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  3. Vou ser sincera. Não vi a série toda porque as razões que foram sendo apresentadas também eu passei por elas na escola: muito bullying, amigos falsos que deixaram de falar comigo de um dia para o outro, e por aí fora. Não me pareceram razões suficiente para levar alguém ao suicídio. Talvez mais à frente nos episódios possam ter aparecido razões mais forte, mas não me prendeu o suficiente para continuar a ver.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem motivos mais fortes sim, mas também o bullying só por si, depende da pessoa, pode atingir mais, por isso é que nunca sabemos qual será o ponto de rotura de alguém!

      Por isso mais vale nem ser mais "um porquê" na vida de alguém :) Recomendo-te ver o resto para teres uma noção do que falo :)

      Beijinhos, obrigada pela visita! :)

      Eliminar
  4. Parabéns pelo teu texto. De uma sensibilidade e sensatez extremas...

    Beijinho grande,

    https://anaritaferreira83.blogspot.pt/

    ResponderEliminar