quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Carta à minha amiga trouxa

trou·xa do espanhol troja (s.f)
[Informal] Que ou quem é facilmente enganado (ex.: ela não é tão trouxa assim; enganámos os trouxas). = OTÁRIO


Querida amiga trouxa,

Quando começares a ler o texto vais pensar: "eita será que sou eu?" E a resposta é: ÉS, SIM SENHORA!

A Dua Lipa diz:

One: Don't pick up the phone, You know he's only calling 'Cause he's drunk and alone.

Vejo-te lutar contra as adversidades da vida, vejo-te trabalhar arduamente e vejo o teu esforço que nunca é valorizado. Vejo-te ultrapassar todos os obstáculos que o destino coloca no teu caminho com uma facilidade incrível, com uma força interior que eu nem sei onde foste buscar. Vejo-te ser uma Mulher-Maravilha! E é por isso que fico triste quando não és capaz de te livrar quando alguém te faz mal. Não uma, não duas, mas centenas de vezes... Quando apesar de tudo tu continuas aí, sempre disponível.

Para ele... que não te merece...

Ele têm-te tanto na mão que chega até a ser abusivo. Chama-te quando quer, envia-te mensagem quando quer, ignora-te quando quer... tudo quando ele quer!

Sabe deixar-te bem ansiosa, na expectativa de finalmente receberes uma resposta à sms que mandaste no dia anterior, ou quem sabe há 4 dias.

Depois ele fala um "bom dia, como estás?" e tudo volta ao normal, porque esperavas esse "como estás" para saberes que ele se preocupa contigo... Mas não preocupa. Ele só está à espera que lhe digas "bem e tu?" para que te possa falar dos seus problemas e sentir que é apoiado e ouvido... E a ti, ele apoia-te?



Two: Don't let him in, You have to kick him out again.


Depois vêm as discussões e ele faz-te sentir culpada porque talvez sejas tu que não falas o suficiente, talvez sejas tu que não és carinhosa o suficiente, ou talvez sejas tu que não és paciente o suficiente... É só exigir, exigir, exigir!

Parece que para ele tu nunca serás suficiente... Porque na verdade para uma pessoa como ele tu nunca serás suficiente... nunca... 

E assim a culpa entranha-se no teu coração, na tua cabeça, por baixo da tua pele...

Custa-me sabes? Custa-me que tenhas de passar por isto. Custa-me aconselhar-te, tentar pôr-te juízo na cabeça e ver que ele te dá a volta no segundo que te trata bem.

Porque apesar de dizeres que não te dá a volta, e apesar ficares fria com ele, a realidade é que há sempre aquela esperança. Há sempre aquele demónio dentro de ti que diz "vai atrás dele".

E tu vais. E voltas a ir. E vais mais 2, 10, 300 mil vezes se for preciso. Tudo para não te sentires culpada por não tentar, tudo para que o que sentes por ele valha a pena.

Ele até de repente pode mostrar que se importa e agir como tal, pode até correr atrás, mas é chuva de pouca dura! Porque quem não corre por gosto cansa-se. E ele vai acabar por se cansar eventualmente...


Three: Don't be his friend, You know you're gonna wake up in his bed in the mornin', And if you're under him, You ain't getting over him."

Sabes que quando falam "como amigos", ele na verdade quer que lhe continues a alimentar o ego. Ele não é capaz de sair da sua bolha de perfeição para te tratar como a pessoa linda e incrível que és. Da pessoa que também merece palavras de apoio nos dias menos bons.

Porque tu, minha amiga, és fantástica e não deves sentir-te menos que isso. Não deves deixar que homem nenhum te faça sentir menos que isso, aliás, que ninguém, pessoa alguma, te faça sentir menos que isso.

"I got new rules, I count 'em, I gotta tell them to myself." 

Lembra-te destas regras e conta-as vezes e vezes sem conta a ti própria até te convenceres que é o melhor.

Por isso ATINA MULHER! Apaga o número, remove amizade das redes sociais e vai viver a felicidade a que estás destinada.

*Esta carta é dirigida à minha melhor amiga (que espero que tome juízo) e a todas as melhores amigas por aí que nós tanto adoramos mas que têm vocação para fazer papel de trouxa.

P.S- Ao namorado, "amigo" ou whatever da minha melhor amiga, bem a ti só te tenho a dizer: GO FUCK YOURSELF ASSHOLE (digo em inglês porque fica mais chique). E só espero que o que fazes aos outros retorne a ti em dobro. Beijinho no ombro.

2 comentários: