segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Wishlist: Livros para ler no 1º Semestre de 2016

Fonte: Pixabay

Há gente que faz wishlist de roupa, acessórios, equipamentos tecnológicos, mas eu não. Eu faço de livros, o que até nem é mau, pois sempre ouvi dizer que "Quem lê muito e anda muito, vai longe e sabe muito"(Miguel Cervantes). 

Para além disso, acho que ler é indispensável para imaginar, viajar e escrever melhor e, como diz Nelson Mandela, "Hoje, uma das tristes realidades é que pouquíssimas pessoas, em especial jovens, lêem livros. A menos que encontremos formas imaginativas de resolver esse problema, as futuras gerações arriscam-se a perder a sua história."

Assim, aqui vos deixo a minha wishlist para os primeiros seis meses de 2016. ;)

1. A Rapariga do Comboio de Paula Hawkins

Sinopse: 
    O êxito de vendas mais rápido de sempre. O livro que vai mudar para sempre o modo como vemos a vida dos outros. 
      Todos os dias, Rachel apanha o comboio... No caminho para o trabalho, ela observa sempre as mesmas casas durante a sua viagem. Numa das casas ela observa sempre o mesmo casal, ao qual ela atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente.
      Até que um dia... 
   Rachel assiste a algo errado com o casal... É uma imagem rápida, mas suficiente para a deixar perturbada. 
    Não querendo guardar segredo do que viu, Rachel fala com a polícia. A partir daqui, ela torna-se parte integrante de uma sucessão vertiginosa de acontecimentos, afetando as vidas de todos os envolvidos. (fonte: Bertrand)


Este livro está na minha wishlist há algum tempo, mas ainda não tive a oportunidade de o comprar! O mistério da história cativa-me bastante, até porque sou dessas que faz o jogo mental do "era uma vez" quando vê alguém na rua, imaginando mil vidas que ela terá (exercita a criatividade).

2. Queres casar comigo todos os dias? de Pedro Chagas Freitas


Sinopse:
Emocionante, sensual e doce, um romance a duas vozes tremendamente intenso - capaz de fazer o leitor perceber, profundamente, qual é afinal o poder do amor. Estarão todos à altura de o sentir?
«Ela chegou, pousou a mala.
Ele, no sofá, olhou-a.
Sorriram.
Ela aproximou-se dele. Passou-lhe a mão pelo rosto.
Sorriram.
Ele abriu os braços, aconchegou-a como se aconchega a vida.
E viveram.» (Fonte: Bertrand)


Ora, como num outro livro do mesmo autor que eu conheço, a sinopse não nos diz muito sobre o que o livro trata. Mas dado que eu sigo a página do facebook e estou a ler o Prometo Falhar do mesmo autor, cuja opinião irei postar brevemente no blogue, sei que ele escreve sobre o amor nas suas mais variadas formas e, por isso, é um dos livros que não pode faltar na minha rotina de leitura durante este ano. :)


3. A Ascensão dos Nove de Pittacus Lorne

Sinopse: 
Neste terceiro volume da série juvenil iniciada com o título Sou o Número Quatro, a história é retomada a partir do ponto em que termina O Poder de Seis. Das nove crianças que conseguiram escapar à destruição do seu planeta de origem, Lorien, pelos cruéis Mogadorianos restam apenas seis. Estas crianças são os Garde, que se refugiaram na Terra em diversos continentes. À medida que crescem e desenvolvem poderes especiais, ou Legados, vão sendo preparados para um confronto final com os seus inimigos. Para conseguirem salvar o seu mundo e o nosso, têm de se reunir porque só juntos são suficientemente poderosos para enfrentar os seus inimigos. Mas entretanto, mais uma menina conseguiu escapar de Lorien… (Fonte: Bertrand)


Estes volumes tem um grande significado para mim, pois o primeiro filme que vi no cinema foi "Sou o Número 4" cuja história é a do primeiro livro desta coleção. Vi o primeiro filme e, posteriormente, li os dois primeiros livros. Entretanto tive que esperar, pois não encontrei o terceiro volume em português e, pronto, acabei por me esquecer.

Porém no ano passado fui a uma livraria e vi-o em destaque e, como podem imaginar, fiquei radiante e desde aí que penso em adquiri-lo.

4. The Giver- Em Busca do Azul de Lois Lowry

Sinopse: 



Kira, uma órfã coxa de nascimento, vive num mundo onde os "débeis" são postos de lado. Teme pelo seu futuro até que o Conselho dos Guardiões a perdoa, devido ao seu dom especial para bordar. Enquanto o seu talento a mantém viva e lhe concede alguns privilégios, Kira apercebe-se de que está rodeada de mistérios e segredos. Conseguirá descobrir a verdade acerca do que existe para além dos limites da sua provoação? (Fonte: Bertrand)


Tenho o primeiro desta coleção e já há algum tempo que ando à procura deste livro, mas nas livrarias perto de mim só consigo encontrar o livro III e não costumo encomendar livros pela internet..

Já troquei algumas opiniões e até mesmo só tendo em conta a sinopse consigo perceber logo que o segundo livro da coleção não terá qualquer relação com o primeiro. Porém gostava de ler este e continuar por toda a coleção para ver como acaba a história.

5. Quatro - Histórias da Série Divergente de Veronica Roth

Sinopse: Dois anos antes de Beatrice Prior ter feito a sua escolha, o filho de 16 anos do líder dos Abnegados fez o mesmo. A transferência de Tobias para os Intrépidos é a última oportunidade para um recomeço. Na nova fação não será conhecido pelo nome que os pais lhe deram, pois não permitirá que o medo o reduza a uma criatura indefesa.
     Agora conhecido como "Quatro", Tobias depressa descobre que os Intrépidos foram a opção certa. No entanto, a Iniciação é apenas o começo, pois Quatro terá de conquistar o seu lugar na hierarquia da nova fação. As suas decisões afetarão futuros Iniciados, além de deixarem a descoberto segredos que poderão ameaçar o seu próprio futuro - e o futuro de todo o sistema de fações.
     Dois anos depois, Quatro quer intervir, mas hesita no caminho a seguir. A primeira pessoa a saltar para a rede pode mudar tudo. Com ela, a solução para mudar o mundo pode tornar-se mais clara. Com ela, ser simplesmente Tobias volta a ser uma possibilidade.
    Para os fãs da saga Divergente, pela autora bestseller do New York Times Veronica Roth, surge Quatro, um volume complementar que inclui quatro novas histórias anteriores à narrativa principal e três cenas exclusivas de Divergente - todas contadas do ponto de vista de Tobias Eaton. (Fonte: Bertrand)


Li a trilogia da série Divergente e, como tal, seria impensável não ler também mais um pouco da história sobre a perspetiva do Tobias.

Mal conheci a história dele pelos olhos da Tris fiquei com curiosidade em saber o que o tinha levado a escolher os Intrépidos, como tinha escolhido e o seu percurso até se tornar o tão famoso e destemido Quatro. Parece que as minhas rezas foram ouvidas e existe este livro para colmatar algumas lacunas da história deste grande personagem.

6. Rainha Vermelha de Victoria Aveyard

Sinopse:   O mundo de Mare, uma rapariga de dezassete anos, divide-se pelo sangue: os plebeus de sangue vermelho e a elite de sangue prateado, dotados de capacidades sobrenaturais. Mare faz parte da plebe, os Vermelhos, sobrevivendo como ladra numa aldeia pobre, até que o destino a atraiçoa na própria corte Prateada. Perante o rei, os príncipes e nobres, Mare descobre que tem um poder impensável, somente acessível aos Prateados.
     Para não avivar os ânimos e desencadear revoltas, o rei força-a a desempenhar o papel de uma princesa Prateada perdida pelo destino, prometendo-a como noiva a um dos seus filhos. À medida que Mare vai mergulhando no mundo inacessível dos Prateados, arrisca tudo e usa a sua nova posição para auxiliar a Guarda Escarlate - uma rebelião dos Vermelhos - mesmo que o seu coração dite um rumo diferente.
    A sua morte está sempre ao virar da esquina, mas neste perigoso jogo, a única certeza é a traição num palácio cheio de intrigas. Será que o poder de Mare a salva... ou condena. (Fonte: Bertrand)


Este livro descobri recentemente e devo dizer que como boa julgadora de capas (brincando, não se deve fazer isso) me pareceu meio True Blood e, por isso, ignorei a sua existência durante algum tempo. Mas há umas semanas deparei-me com uma resenha num blog e realmente percebi que em nada tem que ver com a história de True Blood, mas infelizmente associei à Trilogia do Mágico Negro, nomeadamente ao livro I da mesma, que também tinha que ver com alguém do povo que supostamente não deveria ter os poderes mágicos que só alguém dos "poderosos" tem. Espero que com a leitura me engane em relação a essas semelhanças.

******

Finalizada a lista, há que dizer "haja dinheiro" para comprar estes livros todos! ahah Talvez consiga metade da lista ou talvez surjam outros mais interessantes que me apeteça ler, por isso, o que importa é chegar ao final do ano com muitos livrinhos lidos.

E, já agora, todas as referências à Bertrand não são para fazer publicidade, até porque nem me pediram/pagam para fazer este tipo de post, porém recorri às sinopses lá disponibilizadas no site, pois é a livraria onde costumo comprar os meus livros com mais frequência.

E pronto, aqui ficou a minha wishlist de livros para o primeiro semestre de 2016. Tens curiosidade em ler algum destes livros ou até tens uma wishlist diferente? Coloca aqui nos comentários. Falar de livros é a segunda melhor coisa do mundo. Lê-los é a primeira. ;)


8 comentários:

  1. Quero muito ler o primeiro e o último livro *.*
    Beijos

    http://nailsbyanas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, de momento, até já estou mais curiosa para o último do que propriamente para o primeiro da lista ahah Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Olá, Brenda!
    Indiquei seu blog para responder uma Tag. Chama-se "De tudo um pouco"...
    O link é http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2016/01/respondendo-tag-liebster-award.html
    Dá uma olhadinha lá!
    Beijão!

    ResponderEliminar
  3. Já li Em Busca do Azul (The Giver é, até hoje, uma das minhas séries favoritas!) e Rainha Vermelha. Recomendo muuuuito a leitura! :) Também tenho A Rapariga do Comboio, mas ainda não li... parece tão interessante! Beijinhos ***

    http://prologuesepilogues.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou curiosa para ler os restantes livros da coleção The Giver, pois quero ver que rumo terá a história. Acerca do livro "Rainha Vermelha" ando cada vez mais entusiasmada, tenho visto imensas opiniões porreiras sobre o livro! :)

      Obrigada pela visita :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Eu cá fiz a minha lista de livros para ler para todo o ano de 2016, e também coloquei algum destes livros, nomeadamente a Rainha Vermelha e a Rapariga do Comboio. São aquele tipo de livros que só tenho ouvido falar maravilhas, tenho as expectativas tão altas... beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ia fazer para o ano todo, mas como, geralmente, acabo por não cumprir se fizer metas anuais, desta vez decidi fazer semestrais! Vamos lá ver como corre. ;)
      Pois é, são tão faladas que se espera muito delas! Beijinhos :)

      Eliminar