quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

6 motivos para (não) votar


Ainda no tema das eleições, e dada a elevada taxa de abstenção, aqui vos deixo 6 justificações pelo qual não deves votar.

1- Não percebo nada de política.

Não percebes? Tira uma hora dos teus dias para pesquisar os candidatos, em que movimentos estiveram no passado, quais as suas opiniões de momento, lê os jornais e vê os debates entre eles.

2- Votar, para quê? Como assim o meu voto não muda nada...

70% de abstenção nos Açores! Se todos esses votassem no Vitorino Silva ele não só tinha garantido um 4º lugar como também tinha passado à frente da Maria de Belém. E esta proesa só considerando os que se abstiveram nos Açores... Agora, se fôssemos fazer contas ao nível nacional, com a união de todos até o Cândido Ferreira tinha sido Presidente.

3- Os outros que decidam. Bei, não vou sair do meu sofá para ir votar!

Não sais do sofá, mas depois vais para as redes sociais refilar que o governo é isto ou aquilo... Que irónico! Quem não vota não tem do que refilar, conforma-se com a escolha de quem votou.

4- Não me identifico com nenhum dos candidatos.

Ao votar não se está a pedir em namoro nem muito menos para escolher a alma-gémea isente de defeitos. Se não te identificas, vota em branco. A abstenção não é solução!

Se bem que no meio de todos aqueles há sempre algum que tenha algo em comum com o que nós pensamos. Porque apesar do que muita gente pensa não existem só 2 partidos em que votar, a oferta é muito maior. E diga-se de passagem, votando ora num ora noutro, é mesmo assim que o país não sai do buraco negro em que está.

5- Quem ganha não me aquece nem me arrefece.

Tu até podes estar bem na vida, mas mais de metade do país não está. Se queres viver para os teus interesses vai para o meio do mato, caso contrário lembra-te que existem mais pessoas nesta sociedade para além de ti que podem não ter o que tu tens porque simplesmente vivemos num sistema viciado que recompensa os ricos e empobrece ainda mais os pobres. 

6- Estou fora da ilha.
Ah Ah Ah, usei esta nas legislativas! Mas no meu caso não pedi propositadamente a declaração para votar antecipadamente, pois nunca tinha votado e não sabia bem qual o procedimento, daí ter preferido esperar para votar quando estivesse com alguém que já o tivesse feito.

Mas mesmo assim não vale de nada justificar um não-voto porque existem sítios na internet onde nos podemos informar. Para quem não sabe, AQUI estão explicados os procedimentos e NESTE as circunstâncias em que se pode exercer o voto antecipado.


E pronto, chegamos ao fim dos nossos 6 motivos para "não" votar e como podes ver todas as justificações que se dão acabam por ser superficiais de modo a fugir ao ponto fulcral da questão: Herdamos a liberdade e não lhe damos valor.

É muito bonito dizer-se nos aniversários de 18 anos que agora já se pode ir para a cadeia, mas é ainda mais importante o facto de com essa idade te tornares uma peça fundamental e ativa na sociedade, que pode decidir o seu futuro exercendo o seu direito, mas acima de tudo DEVER de voto. Pensem nisto para as próximas eleições.



4 comentários:

  1. Todo mundo deve votar e ser responsável por suas escolhas

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, sempre ouvi dizer que "o voto é a arma do povo" :)

      Obrigada pela visita, beijinhos :)

      Eliminar
  2. Não me mates, mas eu nem sequer fiz questão de me levantar do sofá para votar. Usei a desculpa do "ah, o meu voto não vai fazer diferença" hahah mas sabes que ler isto fez - me mudar de ideias? És muito persuasiva, Brenda! :p

    Excelente post, gostei imenso de ler uma coisa diferente :)

    Beijoca <3
    http://prologuesepilogues.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a próxima votas ;) Fico feliz, é sempre bom mudar as ideias de alguém (para o melhor, espero!) ahah

      Beijinhos! :)

      Eliminar