domingo, 17 de novembro de 2019

Seca | Um alerta para mudanças urgentes

Seca

O livro Seca, escrito por Neal Shusterman e Jarrod Shusterman, apresenta-nos uma sociedade severamente afetada pela seca em que um dia ocorre um "fechar da torneira", isto é, acaba-se a água no abastecimento público.

Com o desaparecimento dos pais durante esta crise, Alyssa e o irmão, junto com o vizinho Kelton, tentam lidar com esta grave mudança da forma mais humana possível.

Este livro é o perfeito exemplo do que irá acontecer quando um dos bens mais essenciais, a água, acabar.

Imagina abrir a torneira e não sair água. Desesperante, não é?

Na recente onda de consciencialização e ativismo pelas alterações climáticas é urgente perceber as implicações de tudo o que poderá acontecer caso a situação se torne (ainda) mais crítica.

Já imaginaste o que pode acontecer caso não haja água? Não podes saciar a tua sede, não podes utilizar a casa de banho, mal podes cozinhar. E se uma mãe não bebe água como poderá amamentar um bebé, como é que um bebé poderá beber leite em pó se não há água para lhe juntar?

Abres a torneira e não sai água. Vais ao supermercado e não há nada que possas comprar para matar a tua sede. Nunca te aconteceu estares com sede, mas estás num local do qual não podes sair e não levaste garrafa de água contigo? Não te dá ainda mais sede o facto de saberes que não tens como a saciar?

Imagina agora que a água potável efetivamente acaba e esta situação pode ser a tua realidade um dia...?

Ao leres este livro vais dar por ti numa agonia constante do "e se for eu a ter que passar por isso?" e "e se um dia isto realmente acontecer". Aqui a chave parece ser o "e se acontecer enquanto eu viver", porque para muita gente, despreocupada com tudo o que tem sido dito sobre as alterações climáticas, é isso que interessa: o seu tempo de vida.

Quem vive sem se preocupar com as consequências das nossas atitudes menos amigas do ambiente está das duas uma: olhando apenas para o seu umbigo e desde que haja fartura para si tudo bem, ou então está claramente em negação. Não falei na desinformação porque com o tanto que se tem falado no assunto quem não sabe é porque não quer e isso cai nestes dois pontos acima mencionados.

Muitas vezes a nossa ligação ao lugar e/ou à comunidade faz-nos desvalorizar ou negar o risco, porque se há segurança e as necessidades estão saciadas que mais se pode querer, não é?

Neste livro as pessoas ignoraram todos os avisos. Quando tudo indicava que a água potável iria acabar, quando eram implementadas medidas cada vez mais severas, quando eram feitos protestos, as pessoas faziam o quê? Ficavam em casa a ver da televisão acreditando que não iria acontecer com elas. 

Na realidade está a Greta a dar uma palestra nas Nações Unidas sobre as alterações climáticas e está muita gente a fazer o quê? A falar da síndrome da moça, a falar que ela foi paga para dizer aquilo, a falar que está a ser usada pelos pais para fazer dinheiro, que está a ser falsa no seu discurso, a dizer que as grandes organizações ambientais querem é assustar as pessoas para fazerem mais dinheiro, entre tantas outras coisas.

Há pessoas que falam de tudo do que está à volta do assunto, mas ninguém quer efetivamente tocar "na ferida", e porquê? Faz tudo parte da desvalorização e negação do risco. Porque se nós o ignorarmos significa que ele não está realmente ali, certo? ERRADO!

Eu sei que é mais fácil negar o risco, desvalorizar, mas ele não deixa de lá estar. E não é melhor tentar mitigar as consequências antes que a situação seja irreversível?

Mas lá está, por vezes as pessoas não têm capacidade de sair da ideia daquilo que sempre imaginaram que seria o mundo e o seu futuro, ou não conseguem sair da sua bolha e ver que realmente é preciso ser feito algo, nem que seja para assegurar a sua sobrevivência num futuro não tão breve.

E este livro mostra um pouco esta separação entre os que não se importam e não se preparam e com os que se preparam ao extremo.

Li este livro pouco antes de entregar a dissertação de mestrado e não poderia ter lido este livro em melhor altura porque me deu outra visão, embora ficcional (ainda que eu considere que, infelizmente, será uma realidade pouco distante), do que poderia acontecer no caso de um evento deste tipo ocorrer e de como por vezes a teoria sobre as comunidades unidas nem sempre é tão linear assim. Nós nunca conseguiremos prever como se comportarão membros de uma comunidade unida perante uma situação de completo desespero.

Aconselho que leias este livro com uma garrafa de água (ou outra bebida) por perto, porque vais ficar com uma sede danada.

Classificação: ★★★★★

Com amor, Brenda

0 comentários:

Enviar um comentário