quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Fireside Chat with a Grammar Nazi Serial Killer | Ryan Suvaal

Killer
Sinopse: 
Seventeen gruesome killings across the United States, within a span of six months and there is one clear connection among victims. They were all writers. 
While media is decorating the murders with sensationalist stories, and law enforcement is playing catch-up, the homicidal maniac remains elusive and secretive. 
Things get very interesting, when one day she decides to appear on an internet talk show for an honest fireside chat.

Nota: Este livro foi-me enviado pelo autor, em troca de uma resenha honesta, positiva ou não. Todas as opiniões expressas nesta resenha são completamente minhas. 



Oh meu deus, o que é que acabei de ler? Que livro divertido!

É-nos contada a história de uma serial killer que mata pela raiva que os erros gramaticais lhe dão.

Grazine, pseudónimo desta serial killer,  justifica esse sentimento que lhe incita a matar com o facto de investir o seu tempo valioso a ler os livros para depois eles estarem repletos de erros gramaticais que lhe saturam a paciência.
"I invest my valuable time reading a book. (...) But when I start noticing typos, comma splices, sentence sprawls, lack of parallelisms in sentence structures, overuse of commas or complete lack of them. These gaffes just fuel my fire."
Grazine mata-os nas mais variadas circunstâncias e deixa sempre uma pista para reivindicar o assassinato: um livro do(a) autor(a) com os erros gramaticais assinalados e outras notas.

Mas Grazine tem o bom senso de não se achar perfeita, também ela escreve com erros gramaticais, mas justifica as suas ações dizendo que ela não pretende que leiam o que escreve, mas que se um autor escreve o seu livro e pretende que muita gente o leia então Grazine, enquanto leitora, está no seu direito de exigir perfeição.

Neste livro até se fala na perspetiva das opiniões menos positivas dos bookbloggers por causa da gramática.

Bem, aqui um aparte, comigo não vão ter esse problema, porque se o livro é em inglês, e visto que a minha língua materna é  o português, ainda que tenha estudado muitas destas coisas "técnicas" do Inglês quando andava no básico e no secundário, já não sei olhar para elas e perceber se está errado. Movo-me pelo "isto soa-me bem" ou o contrário, ou seja, apesar de tudo eu só preciso de compreender e não ando a reparar propriamente nesses erros. Mas sei que provavelmente os cometo ao escrever os posts em inglês. (Não me mates Grammar Nazi Serial Killer!)

O livro é bem pequenino, por isso não quero adiantar muito mais, mas quero salientar algumas citações que se evidenciaram e gostava de partilhar convosco:
"But when you did not respect me as a reader, WHY SHOULD I RESPECT YOU AS A WRITER?"
#storytime Achei piada a esta! Publiquei uma resenha de um livro na página do facebook do blog e houve um autor  que me respondeu que tinha escrito um livro no mesmo género e fez um breve resumo sobre o mesmo. Respondi ao comentário dele dizendo que o livro dele até parecia interessante (pelo que ele tinha explicado) e ele enviou-mo por email no mesmo dia. Eu achei atencioso da parte dele e agradeci, claro, mas a verdade é que não tinha fechado parceria nenhuma, mas senti-me um pouco na obrigação de ter que o ler e fazer uma opinião, visto que ele me mandou o livro. #Brendatrouxa

Apesar de eu encarar a receção dos ebooks como um compromisso, abri uma exceção para este autor no momento em que ele tratou mal imensa gente, inclusive a mim, num grupo de bloggers portuguesas.

Depois dessas situações lá no grupo em que ele era racista, xenófobo e super mesquinho, falei com ele e disse-lhe que agradecia que me tivesse mandado o livro mas que não o ia ler nem resenhar, pois não aprovo aquele tipo atitudes e só trabalho com pessoas que respeitam os outros.

Achei as atitudes dele desprezíveis, não respeitou ninguém, inclusive desrespeitou potenciais leitores dos seus livros, e, acima de tudo, não nos respeitou como seres humanos.


Este blog é contra qualquer tipo de discriminação!


Desculpem o textão sobre isto, mas nunca vos tinha falado  sobre este assunto e quando li esta frase no livro veio-me logo à memória toda esta situação e decidi que era a hora de vos contar isto.

Quando lhe perguntavam se ela matava por género, cor, idade etc, e ela responde:
"I am an equal opportunities serial killer"
Contrastando com o que se vê, por exemplo, em Mentes Criminosas, que normalmente no perfil do suspeito ele tem sempre preferências. Esta serial killer mata "sem discriminar"!

Adorei também a crítica que o próprio autor faz a outros colegas autores. Hilariante!
"If I started punishing all writers commiting grammatical mistakes, I might end up wiping out an entire generation of writers from the planet."
Este livro é, na sua maioria, narrado em forma de entrevista num programa clandestino, emitido na Dark Web, o que conjugado com o facto de ser uma short story (história curta) acaba por dar um caráter muito leve ao livro. Mas admito que tive pena de o livro ser tão pequenino, gostava de ter lido mais sobre isto.

Este livro chega a ser ridículo de tão engraçado que é. A cada parágrafo há pelo menos uma gargalhada. E, acima de tudo, este livro ensina-nos a refletirmos sobre as coisas que nos irritam e sobre o que podemos fazer quando atingimos esse limite.

Classificação: ★★★★☆



Com amor,  Brenda



1 comentários:

  1. A Premissa do livro parece muito interessante! Fiquei curiosa para ler!
    Fizeste muito bem quanto a esse autor, atitudes dessas têm que ser condenadas. Além de mais é pouco inteligente da parte dele insultar quem pode promover o seu livro.

    Beijinhos

    http://a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderEliminar