quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Opinião: Dei-te o Melhor de Mim de Nicholas Sparks

Nicholas Sparks | 299 p.
shared on instagram.com/brendafrc/

Sinopse: Este novo e aclamado romance de Nicholas Sparks conta a história emocionante de Amanda e Dawson, dois adolescentes envolvidos na mágica experiência do primeiro amor. Contudo, sob a pressão familiar e social, são obrigados a seguir vidas distintas. Somente vinte e cinco anos mais tarde voltam a encontrar-se, por altura da morte do único homem que tinha protegido o jovem casal apaixonado. E se para ambos o amor de outrora se revela intacto, confrontam-se inevitavelmente com as escolhas feitas e os compromissos assumidos. Qual então o sentido daquele encontro, se nada podia mudar o passado? (Fonte: Bertrand)






Dei-te o melhor de mim é o livro dos amantes que se reencontram após quase uma vida separados.

É o segundo livro que leio de Nicholas Sparks e já desde o primeiro que tenho a impressão que ele é completamente diferente de todos os autores e nos surpreende com finais completamente fora do normal. 

O livro aborda o primeiro amor e o reencontro de Dawson Cole e Amanda Collier, que depois de 25 anos, se encontram perante circunstâncias difíceis: a morte de uma pessoa querida, Tuck.

Tuck foi o homem que acolheu Dawson quando este abandonou a casa (de má fama) da família Cole. Quando a rapariga rica e o rapaz de más famílias começaram a namorar, era na garagem de Tuck que passavam a maior parte do tempo, enquanto Dawson reparava carros.

O seu namoro nunca foi aceite pela família de Amanda, e agora anos depois, Amanda já casada enfrenta a dificuldade de decidir entre o seu amor que tinha tudo para dar certo, mas é um conjunto de "e se" e o amor atual, que embora com mais problemas e não tão fervoroso quanto o seu primeiro, é mais maduro.

Pelo contrário do que era esperado, quando se encontraram não houve clima estranho entre os amantes de longa data, o que prova o quanto aquele amor é real e não um simples episódio da adolescência. Porém as coisas não correm como o esperado.

Todo o fim de semana da cerimónia da morte de Tuck foi planeado por ele, de modo a tentar clarificar a relação inacabada entre os dois jovens. E numa sucessão de eventos em que a decisão cabe a Amanda, a escolha foi feita (e muito sabiamente devo dizer).

O que acabamos por constatar com este livro é que por muito que um primeiro amor seja maravilhoso, pode ser simplesmente um vislumbre do que podia ter sido se tivesse resultado, cheio de incertezas e lacunas de conhecimento sobre a pessoa que outrora foi o nosso tudo.

Sabe-se desde o início ao fim o que representa esse "Dei-te o melhor de mim" e o quão importante é dar-mos o melhor de nós a cada pessoa especial com quem nos encontramos nesta vida tão curta e imprevisível. Num momento podemos ter um futuro definido, no outro o nosso mundo poderá virar do avesso e a única coisa que temos são as pessoas que permaneceram do nosso lado e as que cativamos, ainda que possam não ter estado sempre presentes.

Assim, restam memórias, momentos e, acima de tudo, o melhor que lhes demos de nós.

Todo o livro é escrito com uma fluidez impressionante e à medida que avançamos na leitura mais suspiramos receosos do futuro que os protagonistas terão. Ficamos constantemente de coração nas mãos tentando adivinhar se este é afinal um livro onde vence o primeiro ou o último amor.


*spoiler alert*
Como já puderam constatar, gostei muito do livro! Achei-o muito equilibrado em termos de detalhes, não nos sobrelotando de informação, mas também não deixando propriamente lacunas que não nos fizessem entender a história. Este é daqueles livros que nos faz sonhar com um amor como aquele e que ainda assim nos deixa os pés bem assentes no chão, permitindo-nos confrontar a realidade: um sentimento bonito não passa disso quando temos mais para desistir do que propriamente ganhar. Preferindo-se uma pessoa real do presente do que uma imagem esbatida do passado.

Deixei-vos o trailer do filme baseado no livro aqui em cima. E, só pelo trailer, já vejo imensas diferenças do livro para o filme, mas desde que esteja mais ao menos na mesma linha do livro não me importo. ;)

Ficaste curioso(a)? Lê o livro para descobrir mais detalhes! ;) Ou caso já o tenhas lido comenta o que achaste nos comentários. ;)

4 comentários:

  1. Olá!
    Ainda não li o livro, mas vi o filme e me encantei. Confesso que não tenho muita vontade de ler os livros do autor, mesmo tendo gostado de diversos filmes.
    Adorei o blog e a resenha, já estou seguindo.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não vi o filme, estou muito curiosa! Compreendo, também vi alguns dos filmes baseado nos livros e fiquei sem vontade de ler, apesar de gostar da história.

      Obrigada :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Oi, tudo bem?
    Adorei a sua resenha.
    Eu tenho alguns livros do Sparks aqui em casa, só que eu realmente não tenho vontade de ler, mas quem saiba eu não acabe dando uma chance ao romance meloso de Nicholas.
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dê uma chance e talvez ainda acabe por se surpreender ;)

      Obrigada pela visita :) Beijinhos

      Eliminar