domingo, 22 de setembro de 2013

O pássaro dentro da gaiola


    Era uma vez um pássaro que já antes de nascer tinha dono. Quando os futuros donos do pássaro souberam do seu nascimento ficaram muito contentes. Foram buscá-lo à loja e compraram uma gaiola muito especial para ele. O pássaro quando acordou no dia seguinte sentiu-se muito sortudo por viver numa gaiola tão bonita! Ali viveu durante 18 anos, sempre muito feliz. Foi sempre bem tratado e ia frequentemente passear com os Donos. Sempre tudo dentro dos limites da tão confortável Gaiola. Ah!! Como a vida parecia perfeita de dentro daquela Gaiola. O pássaro realmente era um sortudo!
     Um dia, os Donos foram ter com o pássaro e disseram-lhe:
     - Está na altura de aprenderes a voar sozinho.
    O pássaro, confuso, fartou-se de perguntar o que significava aquilo. Ele já sabia voar. Passava os dias inteiros a fazê-lo. Sem grandes explicações, os Donos, em lágrimas, levaram-no até à rua e abriram a Gaiola. O pássaro ficou surpreendido. "Porque é que abriram a Gaiola?"- pensou ele.
    - Vai - disse o Pai-Dono.
    E o pássaro, hesitante, saiu da Gaiola e voou.
    - Ahh, isto é tão grande e tão bonito! - suspirou o pássaro. Olhou para trás e viu os Donos deitarem a Gaiola no lixo. - NÃO! O que estão a fazer? Não podem fazer isso.- gritou.
    Os Donos, ainda tristes, retorquiram:
    - Voa! Não tenhas medo, o mundo parece grande no início mas logo te habituas.
    - Mas... mas... e a minha Gaiola? - disse soluçando o passarinho.
   - Já não precisas dela, meu querido. O mundo agora é a tua casa. Conhece novos pássaros, descobre o que queres fazer, aprende com os erros. Vive! Volta sempre que quiseres, esta continua a ser a tua casa. – disse a Mãe.
    - Não existem mais Gaiolas à tua espera em lado algum do mundo. Agora és tu que crias os teus limites, agora és tu quem decide até onde queres voar – acrescentou o Pai.
    E foi assim que o pássaro partiu. Viu imensas coisas, visitou imensos lugares, até entrou para a Universidade de Voo dos Passarinhos e desde o primeiro dia que fez muitos amigos. Ainda se lembra muitas vezes da sua Gaiola e tem saudades daquele confortável lugar, mas sabe que só assim é que pode descobrir o tipo de pássaro que é.


Afinal, o pássaro nunca tinha sido dos seus Donos. Um pássaro é do mundo. Tem de aprender a voar e a sobreviver sozinho. Um pássaro vive numa Gaiola por um tempo limitado. Há um dia em que terá finalmente de sair. Mais cedo ou mais tarde voltará a casa para contar todas as suas aventuras. E é com elas que irá perceber o verdadeiro significado de liberdade, saudade e amor.

Fim

1 comentários:

  1. e porque não? voar? viver? descobrir? aprender e errar? Porque não? afinal é essa a vida de todos os pássaros, por mais gaiolas que existam, há mundos por descobrir, às vezes até mesmo dentro de portas...

    ResponderEliminar