sexta-feira, 17 de junho de 2016

50 Sombras de Grey: Filme vs Livro

Trailer do filme

Com tanto alarido em volta da saga que mal saiu o filme o fui ver. Ou seja, ao contrário do que costumo fazer vi o filme primeiro porque não tinha qualquer intenções de ler o livro.

A primeira impressão que tive ao ver o trailer foi que o filme não era nada de especial. Na verdade até achava que não ia passar de um romance do género "Crepúsculo" traçado com cenas mais quentes.

E não me desviei muito da previsão... 

Na verdade, quando o vi achei que tinha sido tanto alarido por nada. Personagens cliché, sem química, algum pormenores repetitivos e com passagens muito rápidas entre determinados momentos importantes da narrativa.

Sinceramente depois desse fracasso nem considerava ler o livro, mas por alguma insistência e garantia de que "O livro é muito melhor do que o filme, acredita! Lê!" lá fui ler o bendito livro.

A minha conclusão é que realmente o filme é uma inocência em relação ao livro... Mas não se iludam, porque o livro também não é digno de prémio.





Ele realmente é extremamente detalhado, isso não nego! É precisamente aí que reside o seu sucesso desmesurado. Mas há que admitir, a autora repete imensas vezes as mesmas expressões! Chegou a uma altura do livro em que quem já revirava os olhos era eu com tantas expressões iguais e cenas tão repetitivas. Ok, nós percebemos que a "Deusa Interior" dela estava muito contente com a situação, agora "move on".

À parte disso achei que o livro mesmo assim foi melhor(zinho) na construção das personagens. A química entre os protagonistas era inegável e... Compreendo totalmente o entusiasmo com o Grey!

Não é o facto de ele ser rico que faz com que todas (ou quase todas) queiram em casa um Christian Grey. Simplesmente o que se quer é uma visão moderna de um príncipe encantado que não só nos dê a nível sentimental o que merecemos como também nos faça evoluir dentro da pessoa que somos, que realce o nosso potencial e que, ainda assim, abrace os nossos defeitos como parte essencial das nossas virtudes.

Afinal quem não quer um homem focado, determinado, apaixonado e que use isso para ser bem sucedido na vida profissional e amorosa? Pois é precisamente isso que falta aos príncipes que andam por aí. São príncipes? Até que são, mas a falta de confiança em si mata tudo! Não é por as mulheres deste século serem mais determinadas que os homens têm que o deixar de ser. :)

Aliás, quer-se e recomenda-se homens determinados e seguros do que querem para o seu presente e futuro.

Em suma, é um bom livro, não o nego, mas também não foi daqueles que eu li de rompante e cheia de entusiasmo, até acho que levei mais de um mês a lê-lo (o que é uma eternidade para uma amante de livros como eu).

Reconheço também que se fosse como muitos fãs por aí e se tivesse visto o filme depois do livro, provavelmente tinha ficado tão desiludida quanto vi que os fãs tinham ficado nas redes sociais. Concordo no sentido em que dizem que o filme não faz jus à intensidade do livro.

Ainda assim, não deixo de vos recomendar a leitura, pode ser que aprendam alguma coisa, sei lá. :p

Classificação do Filme (0-10): 🌟🌟🌟🌟🌟 (5 estrelas)
Classificação do Livro (0-10): 🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟 (7 estrelas)