http://www.tabonito.pt/ex-modelo-revela-se-depois-de-ser-apelidada-de-nojenta-horrivel-e-feia
“Estarmos habituados a ver falsas imagens de perfeição.” Esta foi a frase que mais me marcou neste artigo.
Realmente esta é uma sociedade fantástica! -.- Onde se criam expectativas cada vez menos realistas. Usar ou não usar maquilhagem "é igual ao litro" porque falam sempre mal, sendo que na verdade as pessoas só sabem falar mal de tudo, a perfeição só reside nelas mesmas. Ou não é verdade? E se pensares “eu não sou assim”, ok! Aceito essa resposta porque realmente há pessoas humanas. Sim, humanas! Que olham para os outros como iguais e não têm a cabecinha quadrada, modelada por uma sociedade que só sabe discriminar.
No vídeo ela mostra o que é ser insultada, tanto por usar maquilhagem como por mostrar a sua pele sem maquilhagem. E aí é que se percebe o quando as pessoas podem ser cruéis. Quem tem olhos na cara e mesmo com algumas imperfeições (todos nós as temos, não somos perfeitos) ela é bonita. E aqui fica já clara a ideia que eu tenho da maquilhagem: ela não nos torna mais bonitos! Se Picasso pegasse numa má tela para pintar um quadro ia ficar mau, pois para sair um bom quadro precisa-se de um "mínimo" de qualidade e a maquilhagem tem esse mesmo efeito: uma pessoa não fica bonita só por causa disso, é necessário ser bonita antes. A maquilhagem só realça o que a pessoa tem de melhor e isso é o que normalmente as pessoas não sabem ver. Qualquer pessoa é bonita com ou sem maquilhagem. Cada um de nós é lindo sem que o saiba, pois temos todos diferentes características e traços que nos tornam únicos. O que define a beleza é como sabemos ver o que temos e ser confiantes com isso. E nessa etapa está incluída a capacidade de fazer brilhar o que temos de bom também na nossa personalidade. Todos ficam mais bonitos quando são gentis e sorridentes.
Mas nisto a sociedade continua! E continua a achar que beleza é não usar maquilhagem! Que sem ela se fica feio. Ou talvez sem maquilhagem as pessoas não saibam ver. Sim ver, olham mas não sabem ver a beleza. Procuram superficialmente e se não encontram contraem a ideia de que “x” pessoa é feia. E quando essa mesmíssima pessoa usa maquilhagem já é bonita só porque tem maquilhagem... Não! A pessoa é bonita com maquilhagem porque se parou e olhou bem para ela. É bonita porque se explorou a sua beleza. A maquilhagem só ajudou a que os que só vêem, e não olham, reparassem.
Ainda acerca deste vídeo, vi alguns comentários como esta mulher também defendia que a beleza só existe quando se é magro. Bem, eu gostava de ver onde ela defendeu isso porque, pelo que entendi, ela não pretende fazer uma campanha sobre magreza, mas sim mostrar que temos que nos aceitar como somos e não como a sociedade quer que sejamos.
Se fosse isso eu já estava que nem louca a tentar engordar e a meter quilos de maquilhagem para pertencer ao que a sociedade agora acha que é "uma mulher verdadeira" (sim, pessoas naturalmente magras não são verdadeiras... somos extraterrestres :p)
E isso leva-me à questão de que quando a sociedade quer demonstrar algo tem que denegrir outra coisa. Ser magro não é mau, pessoas! Por favor deixem de ser tolas. Sim, é isso mesmo, deixem de ser tolas! Admito que sempre se discriminou pessoas com mais peso sendo que as chamavam de gordas, e muitos mais nomes, e isso é incorreto. Mas acham que para isso é razoável agora dizerem coisas como “uma mulher verdadeira tem curvas, ninguém quer um saco de ossos”, ou “verdadeira mulher não é esquelética” e coisas do género.
É bom que se lute por deixar de haver discriminação e pela luta de que as modelos “plus size”, que na minha opinião nem deviam ter esse nome visto que querem deixar de ser distinguidas das outras pelo peso, é que são ideais e etc. PAREM! Isso é tão estúpido como os homossexuais, bissexuais e transexuais ao lutarem pelos seus direitos comecem a discriminar os heterossexuais só porque estes preferem elementos do sexo oposto.
Todos nós somos como somos e não devemos ser considerados menos pessoas, menos mulheres/homens, menos bonitos (as) por sermos do jeito que somos. Somos assim, cada um à nossa maneira. Cada um com imperfeições, mas feliz com o que é. Não podemos fingir ser alguém só porque a sociedade não aprova sermos do nosso jeito.
E temos cada vez mais que lutar por uma sociedade justa! Maquilhagem? Cada um maquilha-se e faz como quer. Magreza? Cada um é como é e não precisa de ser rebaixado em prol da luta para pôr fim à discriminação de pessoas com tamanhos maiores.
Querem parar com a discriminação? Comecem vocês primeiro por não discriminar. Para mudar o mundo temos que nos mudar primeiro a nós próprios.