quarta-feira, 7 de novembro de 2018

O Barqueiro | Claire McFall

Barqueiro

Sinopse: Dylan é uma adolescente, vive com a mãe, nunca conheceu o pai. 
Até agora. Quando o pai entra em contacto, e a convida a visitá-lo, ela aceita sem pensar duas vezes. E, contra a vontade da mãe, parte para Aberdeen, no Norte da Escócia. Vai de comboio, através de paisagens desoladas. Ao passar num túnel, dá-se um acidente terrível. E Dylan é a única sobrevivente. Ou talvez não.

Ao emergir dos escombros encontra-se numa paisagem desolada, desértica. E Tristan, um rapaz de olhos tristes, está à sua espera. 
É ele o barqueiro, é ele quem terá a missão de a levar, através de um cenário cada vez mais assustador, para o outro lado - tal como fez milhares de vezes antes, com milhares de outras pessoas. 

Desta vez, porém, tudo é diferente. Perseguidos por fúrias à caça de almas humanas, Tristan e Dylan aproximam-se cada vez mais. 
Mas há um limite. Eles já não pertencem a este mundo. E no outro lado, há uma fronteira que ninguém consegue passar. A não ser que…

O Barqueiro, inspirado no mito grego do Barqueiro do Hades, é uma história de amor profundamente original, que desafia os limites da morte. Obra premiada na Escócia, país natal da autora, Claire McFall, tornou-se um dos maiores bestsellers contemporâneos na China, onde já vendeu mais de um milhão de exemplares - e onde permanece há anos entre os dez livros mais vendidos.

Adorei, adorei, A-DO-REI! Uma história linda. Li o livro em um dia e senti que, quando o terminei, tinha passado um século de aventuras. 

No início do livro conhecemos uma Dylan curiosa para ir conhecer o pai, que se divorciou da mãe quando ela era pequena e nunca mais manteve contacto. Dylan entra no comboio para ir ter com ele e ao passar num túnel dá-se um acidente terrível. Inicialmente ela acha que foi a única sobrevivente, todavia, depois de conhecer Tristan, um rapaz da sua idade que estava ao fundo do túnel, começa a aperceber-se que algo não está bem. E é-lhe então explicado que morreu e Tristan é o guia que a ajudará a atravessar as terras perdidas em direção ao local onde a alma dela estará a salvo para a eternidade.

À partida questionei-me se o livro iria resultar, visto que os diálogos entre Tristan e Dylan teriam que ser extremamente completos para não nos aborrecermos e acreditem quando vos digo que: não aborrecem, muito pelo contrário!

Todo o livro é uma reflexão constante sobre a vida e a morte e, claro, como eles se apaixonam a questão que fica no ar é sempre "Será que o amor deles irá superar a morte?".

O único ponto menos positivo a apontar seria talvez o relacionamento com a mãe. Não consigo entender o fosso que existe entre as duas e, sinceramente, quando Dylan descobre que está morta até nem parece dar grande relevância a nunca mais poder estar com a mãe. Posso estar enganada neste sentido, mas pelo menos foi aquilo que senti.

"O Barqueiro" tem todos os pontos que aprecio num bom livro: romance cliché, um casal invejável, magia e boa escrita. A autora agarra-nos à história como poucas conseguem.

Não posso deixar de mencionar que a edição, tanto a capa como a ilustração que se encontra no início dos capítulos, está muito bem conseguida!

Este é sem dúvida um dos melhores livros que li na minha vida. No fim há um excerto da sequela e só vos tenho a dizer que a quero ler para ontem. Quero mesmo saber como a história irá continuar! Sem dúvida que recomendo a leitura. Não se irão arrepender!

Lamento que a esta resenha seja curtinha, mas por vezes quando adoro o livro tenho uma ENORME dificuldade em falar dele, por um lado porque há tanta coisa por dizer, e não quero dar spoilers, e por outro porque fico sem palavras para descrever o quanto achei o livro incrível. 

A sério, leiam e vão perceber porque fiquei encantada.

Classificação: ★★★★★

Nota: Livro lido para a categoria "Um livro com uma capa em tons escuros" - Maratona Fall in Stories

5 comentários:

  1. Fiquei curioso! Faz-me lembrar "O outro lado, uma vida ao contrário", que também recomendo.

    ResponderEliminar
  2. Parece ser bastante interessante. Parece ser o meu tipo de leitura.

    Cumprimentos Os Piruças

    ResponderEliminar
  3. Já estava a pensar ler esse livro mas agora ainda fiquei mais curiosa!
    Vai para a minha lista de futuras leituras ;)
    beijinhos

    https://mymemoriesmyworld2014.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post! Segui o teu blog, podes seguir o meu? :)

    www.aflormaria.blogspot.pt

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Foi o primeiro livro que li para a maratona "Fall in Stories", e amei! Também o li num único dia, e fiquei completamente apaixonada. Adorei o Dylan, é daquelas personagens que rouba o coração! Ansiosa para o próximo livro, se este foi assim tão bom nem imagino o próximo!

    http://thelittleangieblog.blogspot.com/
    https://projectnove.blogspot.com/

    ResponderEliminar