sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Crazy Rich Asians | Kevin Kwan



Crazy
Nota: Apesar de ter lido o livro em inglês e ainda não ter tradução em Portugal, deixo-vos uma sinopse da edição do livro no Brasil.
Sinopse (BR): Best-seller internacional que inspirou uma das mais aguardadas adaptações cinematográficas do ano. Quando Rachel Chu chega à Cingapura com o namorado, o charmoso Nicholas Young, para acompanhá-lo ao casamento de seu melhor amigo, imaginava passar dias tranquilos com uma simpática família, longos passeios de carro explorando a ilha e bastante tempo ao lado do homem com quem um dia talvez fosse se casar. Só que Nick não mencionou alguns detalhes... Como o fato de sua família ter muito, muito dinheiro, que ela iria viajar mais em jatinhos particulares do que de carro e que caminhar de mãos dadas com um dos solteiros mais ricos da Ásia era como ter um alvo nas costas. Em pouco tempo, Rachel se vê transportada para um episódio de Gossip Girl, só que na Ásia e com pessoas podres de ricas, que não vão poupar a simples professora universitária das fofocas e intrigas. Isso sem falar na mãe de Nick, uma mulher com opiniões bem fortes sobre com quem seu filho deve – ou não – se casar. Um passeio pelos cenários mais exclusivos do Extremo Oriente – das luxuosas coberturas de Xangai às ilhas particulares do mar da China Meridional –, Asiáticos podres de ricos é uma visão do jet set oriental por dentro. Com seu olhar satírico, suas cenas memoráveis e seus vários momentos hiperultrafashion, Kevin Kwan traça um retrato engraçadíssimo do conflito entre os novos-ricos e as famílias tradicionais em seu romance de estreia, que já fez milhares de leitores chorarem de tanto rir no mundo todo.

Um dos livros mais famosos do momento e que neste verão teve direito a adaptação cinematográfica.

Esta é a história de uma família que é quase realeza em Singapura. Enquanto vamos conhecendo as várias linhagens da família, e respetivas perspetivas, vai desenrolando-se a história de Rachel Chu e Nick Young, um casal de professores universitários que namoram há 2 anos, e vão a Singapura  de férias para o casamento do melhor amigo de Nick. 

Assim, Rachel entra neste mundo, do qual não tinha absolutamente conhecimento nenhum, e é alvo de partidas e mau olhado por todas as interessadas no solteiro mais cobiçado de Singapura. Já não bastava isso como também a família de Nick encara Rachel como uma gold digger (a.k.a caçadora de fortunas), alguém que só pretende o dinheiro de Nick e dos Young.

Então Rachel começa a sofrer represálias por namorar com o futuro herdeiro da família Young.

Confesso que me irritou um pouco a Rachel sofrer, com tudo o que lhe faziam, e nunca dizer nada ao Nick! Deu vontade de arrancar a personagem do livro e dizer "Oh mulher, manda essas avestruzes interesseiras ir dar uma volta!", porém entendo que num mundo em que tudo é novo ela não queria que Nick percebesse que o "seu" mundo não estava a ser simpático para a sua cara-metade.

Paralelamente vamos também conhecendo a história de Astrid, prima de Nick e rainha do JetSet asiático, e do seu casamento que se está a deteriorar.

Gostei MUITO deste livro, apesar de ter levado 3 semanas a lê-lo! Não demorei a ler por o livro ser desinteressante, o problema foi mesmo ter lido numa edição em que a letra era extremamente pequena.

Ia ficando sem vista com esse tamanho de letra!

Este livro é um ícone de empoderamento cultural. Protagonizado por asiáticos, torna-se um ponto de referência para todos aqueles que se identificam com estas personagens e cultura.

Classificação: ★★★★☆

Tenho muita pena que o filme não chegue aos cinemas portugueses (pelo menos até agora não chegou). Mas televisões, comprem este filme por favor, nunca vos pedi nada!



11 comentários:

  1. Acho que me apaixonei pela capa e pelo que contas. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com vontade de ler! e de ver o filme! :) Faz mesmo o meu tipo de histórias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito porreiro, acho que vocês vão gostar :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Fiquei curiosa, parece ser uma ótima leitura.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma ótima leitura, super recomendo :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Quero muito ler!! Já queria ver o filme, mas vou ter mesmo de ler o livro primeiro!
    Beijinhos
    Joana
    Curly Hair And Lipsticks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem, o livro é muito mais completo que o filme (como é hábito), mas a adaptação está muito bem conseguida! :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Amei esse livro.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderEliminar
  6. A sinopse do livro nunca me chamou muito a atenção, mas fiquei bastante curiosa para ver a adaptação. Já vi, e adorei! :)

    Beijinhos ^^

    panemicbooks.blogspot.com

    ResponderEliminar