segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Só no escuro podes ver as estrelas | Cristina Boavida



estrelas

Sinopse: Há muito tempo que Sofia deixou de ter vontade de acordar. É verdade que está desempregada, que tem um namorado desinteressante e que vive com uma mãe deprimida, mas tirando estes pequenos "infortúnios", tão banais nos dias que correm, não se pode queixar da vida. Na verdade, a existência de Sofia não é muito diferente da de todos nós. Mas de uma noite para a outra, o seu mundo fica virado do avesso. E tudo começa a mudar no momento em que um estranho entra na sua vida.

Um livro nacional surpreendente e com uma das melhores protagonistas mais sinceras que tive a honra de conhecer.

Sofia é uma jovem portuguesa desempregada que existe para ir ao Centro de Emprego e fumar. Passa os dias desanimada, tem um namorado que anda no mundo porque vê os outros andar e uma mãe deprimida.

Sofia limita-se a existir e não a viver. 

Mas tudo muda quando numa aborrecida noite de férias no Alentejo vê uma estrela cadente e pede um desejo. O que não sabe é que lhe cai, literalmente, um homem do céu que lhe irá virar a vida do avesso.

Nesse momento, por obra do destino, cruzam-se duas vidas que jamais se deviam encontrar, mudando o conceito de "humanidade" para sempre.

Entre fugas com o carro do namorado Pedro, estadias em hotéis não pagas, assaltos a bancos, perseguições e extraterrestres, Sofia apercebe-se que a sua vida não é a mesma e que meter-se em sarilhos com um extraterrestre, que no fim terá que lhe apagar a memória, vale mais do que levar a vida vazia que levava.

Nada é expectável neste livro, a não ser o casal romântico, claro!

Gostei especialmente das passagens em que Sofia acaba por falar um pouco da tristeza profunda que sente recorrendo àquela filosofia barata que nos ganha o coração e nos faz identificar profundamente com o que ela sente e pensa.

Se procuram livros com histórias diferentes este é o livro ideal. Se procuram um(a) autor(a) nacional este é um livro que têm que ler obrigatoriamente!

Classificação: ★★★★★

10 comentários:

  1. Sou amante de literatura, e cada vez mais tenho andado à procura de autores nacionais. Nem sempre encontro pois, nem todos escrevem dos meus géneros literários preferidos. Não conhecia este livro, mas vou já adicionar à wishlist. Acredito que vou adorar imenso este livro.

    E já agora, adorei o teu blogue. Muitos parabéns! Vou começar a acompanhar o teu trabalho!

    Beijinhos <3

    http://thelittleangieblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que vás gostar, é uma história muito gira mesmo! Own obrigada <3 <3 Beijinhos :D

      Eliminar
  2. Um problema tão comum não é? E tão fácil de se relacionar... muitas vezes limitamo-nos a sobreviver e não a viver o momento :)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é! E é interessante a maneira como ela fala no assunto tentando lutar contra isso :D

      Beijinhos, obrigada pela visita! :)

      Eliminar
  3. Fiquei bastante interessada e tentada no livro!
    Beijinhos,
    https://sobomeuolhar7.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Nunca ouvi falar neste livro, mas fiquei bastante curiosa de o ler! De certa forma todos nos identificamos com o facto de sobreviver em vez de viver. Obrigada pela sugestão!

    ResponderEliminar
  5. Boa sugestão, gosto da ideia, parece que sai um pouco da "caixa" e isso deixa-ne curioso!

    Henrique o bon vivant

    www.henriqueobonvivant.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, é um livro que sai um pouco da caixa do que normalmente são os livros de autores portugueses. Gostei muito desta história diferente :) Beijinhos

      Eliminar