quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Carta ao homem dos piropos inapropriados


Ao dizer "piropos" já devia pressupor que são inapropriados, mas para dar ênfase escrevi na mesma.

Caro homem dos piropos inapropriados,

Não, não é por a rua ser pública que estás no teu direito de olhar para mim de cima abaixo da forma e do jeito que te apetecer.

Não, não estás no teu direito de me dizer ou até achar bonita. Não te dei confiança para isso e não preciso que mo digas.

Entende: Não preciso dos teus comentários para ter uma vida completa.

Não digas "Calma, foi só um elogio". Elogios recebo de quem conheço e de quem dou espaço para isso (nota que são duas coisas diferentes). De ti não pedi nada.

"Vesteste dessa forma, queres o quê?" Excuse me? Mulheres são assediadas desde sempre, independentemente da roupa que vestem. O problema não está na roupa, está na mente que enxerga com maldade.

"Tive uma educação diferente. Hoje em dia qualquer coisa é problematizada." Não. Não mesmo. Simplesmente não uses a tua educação como argumento. Independentemente do que aprendeste no século passado as coisas evoluem, caso contrário ainda vivíamos como se vivia na idade da pedra. E acerca de problematizar, se respeitassem não havia necessidade para nos defendermos.

Não, não tenho que ter o cabelo longo para ser bonita, ou ser magra, ou usar vestidos. Não tenho que ser como tu queres. Não tenho que corresponder às tuas expectativas. Eu sou eu e quem decide a roupa que eu visto sou exclusivamente eu.

Tal como eu é que sei quem me deve tocar... E tu tentas contacto físico. E continuas sem ouvir... Empurro-te e achas que me estou a fazer de difícil.

Por fim só consigo virar costas e fugir o mais que posso. Agora sim podes ver este rabo jeitoso afastar-se, porque da próxima vez que me dirigires um olhar insinuoso não terás tanta sorte como hoje. Da próxima as palavras não serão suaves, da próxima nem haverá espaço para palavras sequer...

Porque da próxima Deus te acuda.

Porque da próxima eu não vou fugir com medo do que poderás fazer. Da próxima vez estarei preparada.

Já não me assustas.

2 comentários:

  1. As pessoas (e não só os homens que mandam piropos) têm a mania de nos julgar pela aparência e pela roupa que usamos. Eu sempre disse, eu irei sempre usar o que quiser quando quiser e ninguém tem nada a ver com isso nem tenho que ser julgada por nada! Beijinhos*

    PS: segui!

    ResponderEliminar
  2. ai que nojo, só de ler este texto já fiquei repugnada com a educação (ou falta dela) e a lata de algumas pessoas, é incrível como alguns homens conseguem ser tão retrógrados e tão infantis, como se achassem que é com estes piropos nojentos e malcriados que vão conseguir o que quer que seja além de um murro no nariz...
    beijinhos https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar