quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Somos todos obras do acaso






Somos todos obras do acaso...

Já pensaste que talvez tenha valido a pena perder 5 segundos a observar aquele sorriso e deixar a autocarro daquela hora partir? Que esse atraso em que levaste sermão do teu chefe foram o suficiente para trocares o primeiro olhar com o amor da tua vida?

Já pensaste que menos tempo a observar aquele casal de idosos a passear no parque logo pela manhã e poderias perder aquele pequeno momento que deu valor ao teu dia?

Já pensaste que se tivesses tomado a mais pequena decisão de forma diferente todo o teu destino podia ter sido alterado? Ou talvez se os que te rodeiam tivessem tomado outra decisão tu nem tivesses nascido?

A vida é feita de pequenos momentos e pequenas decisões que tomamos, decisões essas que nos levam no caminho reservado para nós. Decisões que nos levam em direcção àquilo que o universo reserva para nós. Por isso, mesmo que a vida te corra mal, encontra os pontos positivos.

Tu és obra do acaso.

No meio de um coração partido não encontraste uma amizade que se revelou mais do que alguma vez imaginaste? No meio de um atraso não tiraste partido do tempo que tinhas para fazer outra coisa?

É o nosso conjunto de escolhas e acontecimentos que nos fazem ser quem somos hoje. E é também o conjunto de escolhas dos que nos rodeiam que nos influenciam...

Talvez aquele miúdo desrespeitoso e irrequieto tenha crescido num ambiente de violência... E que por isso a vida para ele não importa. Talvez seja por isso que ser mal educado é o normal... Porque nunca lhe ensinaram outra ou até qualquer coisa.

E é aqui que aquele pequenino momento, aquela pequena decisão de ajudar o outro pode mudar-lhe a vida...

É aí que a nossa empatia entra e tentamos mudar "o acaso" do outro...

O que tornou um miúdo forte e determinado pode ter destruído a esperança de outro. E por isso, por sermos frutos do acaso temos que dar o máximo de nós para não ignorar ou discriminar alguém que, noutras circunstâncias, teria outro presente... outro futuro. Talvez se não deixarmos o amor ao acaso possamos transformar o destino de alguém. Com um pouco de atenção e carinho podemos levar alguém a ser aquilo que estava destinado a ser.

O simples ato de acreditar no potencial de uma pessoa pode mudar o seu futuro. Pode mudar a sua predisposição a lutar contra este acaso e tentar alcançar aquilo que quer para si.

Talvez nós possamos mudar o acaso a que outro foi injustamente exposto. Alterar o destino que alguém não merece mas que não tem alternativa. Talvez com o nosso amor possamos dar esperança e criar um novo caminho, um novo destino.

Quem sabe, se "por acaso", esses pequenos gestos não mudam vidas para sempre?

Já mudaste a vida de alguém hoje?
Beijinhos, Brenda


0 comentários:

Enviar um comentário