sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

I escaped North Korea! | Ellie Crowe & Scott Peters

Korea
Sinopse:
From multi-award-winning writer Ellie Crowe and bestselling children's author Scott Peters comes a gripping survival story about a young refugee's escape from North Korea. 


14-year-old Dae has been taught that his country's leaders are like gods and that their country is the best in the world. Yet all his family has to eat is watery porridge made from grass. At school, Dae and his friends bow before the leaders' giant portraits, their clothes flapping around their bony limbs. Dae begins to question why their rulers look so well fed.

When Dae's father is hauled away, he's left to fend for himself. The young teen dreams of saving his father. If he can cross the border into China, maybe he can earn enough money to bribe the jailors. But can he make it past the deadly border guards and high fences?

Does he have what it takes to escape?

If you like survival stories, you'll love this book.

Que livro...! Estou a escrever isto mal acabei a leitura e estou completamente abismada com o que acabei de ler.

Neste livro é-nos contada a história de Dae, um rapaz de 14 anos que está literalmente a morrer à fome na Coreia do Norte. Tudo é controlado neste país, cada passo é monitorizado pelo vizinho ou colega. Há sessões de auto-crítica quem que para além de terem de enumerar algum desrespeito a alguma lei têm ainda que apontar o dedo aos seus colegas e denunciá-los. Ou seja, imagina viver num mundo em que não há ninguém em que possas confiar, porque a pessoa mais tarde ou mais cedo terá que te culpar de algo para poder sobreviver.

Imagina um mundo onde não levar as fezes para a escola, para fertilizar os campos de cultura, é considerado desrespeito à lei!

O pai de Dae, cansado de não conseguir alimentar a sua família, tenta dar a volta à situação, mas é preso por tentativa de roubo. A mãe do rapaz parte então em busca de uma forma de poder tirar o marido da cadeia. Vendo-se sozinho, Dae tenta sobreviver e surge a oportunidade de atravessar a fronteira para a China e, assim, fugir.

O que mais me surpreendeu neste jovem foi a sua força e coragem ao longo de todo o livro. Mesmo perante as adversidades Dae conseguiu manter-se positivo o tempo todo.

O país vive completamente fechado em si mesmo, os seus Líderes são Deuses na Terra e é ensinado que os Americanos e os Sul Coreanos são o demónio e a causa de todos os problemas da Coreia do Norte. 

Este livro lembrou-me The Hunger Games e o governo do Snow. Lembrou-me Gilead de "A História de uma Serva" e lembrou-me todas as histórias que li sobre o ambiente de terror que se viveu nas Guerras Mundiais e que acabam por ser mais faladas do que propriamente estes casos que estão a ocorrer agora, neste preciso momento, na Coreia do Norte (e em outros países).

Afinal parece que estes livros distópicos de distopia têm pouco, certo? As histórias descritas neles estão realmente a acontecer do outro lado do mundo.

O holocausto foi um momento vergonhoso para a história da humanidade, é verdade, mas não podemos mudar o passado, apenas o presente e o futuro. E está claro que país descrito neste livro tem graves problemas e precisa urgentemente de mudanças. E tal como este existem muitos outros.

Apesar desta história não ser realmente o relato de uma vivência de alguém que escapou a este regime é, segundo a autora, uma compilação de histórias de refugiados e de factos precisos. Entristece-me saber que há pessoas reais que tentam sobreviver na Coreia do Norte onde praticamente tudo é proibido, ou que tentam fugir e não conseguem... Acima de tudo, é desolador saber que em pleno séc. XXI há pessoas que vivem sem liberdade.

Com este livro conseguimos sentir na pele o que é ser um refugiado e o quão importante é a ajuda dos outros neste processo de fuga em direção à liberdade.

É um infanto-juvenil pequenino, pelo menos na minha edição tem 83 páginas, mas ainda assim é um livro tão grande, tão cheio de história! Foi publicado a 29 de Novembro e podem comprá-lo aqui: Amazon .

Tenho que agradecer aos autores por me terem cedido esta cópia para vos poder trazer aqui a minha opinião, e um agradecimento especial à Ellie com a qual troquei emails.

Fui literalmente a primeira pessoa a classificá-lo e a escrever algo sobre ele no Goodreads, o que me deixa muito feliz por ter sido escolhida para resenhar e divulgar este livro.

O mundo precisa de conhecer esta história. O mundo precisa de conhecer todas as histórias destes refugiados e de perceber que existem pessoas que ainda estão em constante luta pelos direitos humanos mais básicos. Quantos Daes não existem por este mundo fora...? 

Classificação: ★★★★★

Nunca tinha lido nada destes autores, por isso este livro está enquadrado na categoria "Luzinhas de Natal | Um livro de um autor que nunca leste" do Christmas in the Books 2 (para saberes mais sobre esta maratona acede ao separador que está no topo do blog).

Beijinhos, Brenda

4 comentários:

  1. Não conheço os autores nem as suas obras, mas quem sabe o dia se eu não leio um livro deles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato :) Eu também não conhecia, este foi o primeiro livro que li deles e foi uma ótima escolha para começar :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Brenda, não conheço o trabalho nem os escritores. Mas quem sabe se um dia não ficarei fã do género literário em questão :)

    Já sigo o seu trabalho. Um beijinho :*

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não conhecia e fiquei fã :) Obrigada, beijinhos!

      Eliminar