quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Novidades Literárias para oferecer este Natal

O Natal avizinha-se e foram tantas as novidades incríveis que com 2022 chegaram que é normal uma pessoa se perder e já nem saber muito bem o que saiu. Por isso, este ano resolvi fazer uma pequena compilação para guiar quem já nesta altura anda a pensar nas compras de natal e quer oferecer livros. Ora cá vão algumas recomendações de novidades literárias para oferecer este Natal.

1. Cadernos de Água de João Reis

Um livro que nos abre os olhos para um futuro que não está muito longe de ser transformar no nosso presente.

cadernos de água de joão reis

Sinopse: Num romance composto a múltiplas vozes, é feminina a voz que se sobrepõe, através do fio condutor de um caderno onde regista o seu dia a dia de refugiada na companhia da filha. O destinatário dos seus apontamentos é o marido, em parte incerta, e somos nós quem os lemos. São portugueses estes refugiados.

O Estado português dissolveu-se, e o território está sem lei. Deram-se as Guerras Meridionais da Água, o Primeiro e o Segundo Eventos, e até uma pandemia de rex-vírus 3, que se espalhou pela Europa, pelo Médio Oriente e pelo Norte de África. Os países do Norte fecharam as fronteiras e interromperam o apoio financeiro que vinham a dar aos países do Sul da Europa, a «taxa do deserto». A seca é extrema.

Uma narrativa distópica de leitura compulsiva a partir da primeira linha. Um romance construído com grande mestria e com um desenlace surpreendente.

Comprar o livro: Wook | Bertrand


2. As Raparigas de Papel de Louise O'Neill 

Uma distopia incrível, mas que não recomendo a quem esteja a recuperar de distúrbios alimentares.

as raparigas de papel de louise o'neill

Sinopse: Quando as mulheres são criadas para o prazer dos homens, a beleza é o primeiro dever de cada rapariga.

Num mundo em que as raparigas já não nascem de forma natural, são criadas em escolas, treinadas nas artes de agradar aos homens até que estejam preparadas para o mundo exterior. Quando terminam a formação, as raparigas com a melhor pontuação tornam-se «companheiras», autorizadas a viver com um marido e a gerar filhos rapazes até que deixem de ser úteis.

Para as raparigas deixadas para trás, o futuro — como concubina ou professora — é sombrio.

As melhores amigas freida e isabel têm a certeza de que serão escolhidas como companheiras, até porque estão entre as melhores e mais bem avaliadas. Mas, à medida que a intensidade do último ano começa a aumentar, isabel faz o impensável e deixa de se preocupar com o aspeto físico até ficar… gorda. É neste ambiente feminino fechado, de tensão e competitividade, que chegam os rapazes, ansiosos por escolher uma noiva. E freida tem de lutar pelo futuro, mesmo que isso signifique trair a única amiga, o único amor que alguma vez conheceu.

Numa escrita compulsiva e mordaz, Louise O’Neill faz uma crítica à sociedade atual, onde a beleza se tornou uma obsessão e as raparigas são, desde muito novas, cada vez mais sexualizadas e julgadas pelo aspeto físico.

Este livro foi anteriormente publicado com o título As Filhas de Eva.

Comprar o livro: Wook Bertrand


3. O Segredo do N.º 9 de Claire Douglas

Um thriller com um plot twist que eu não estava nada à espera. Sem dúvida uma ótima leitura para quem adora livros de suspense.

Sinopse: Um casal herda o que parece ser a casa dos seus sonhos. Mas quando é feita uma descoberta terrível no jardim… tudo começa a complicar-se. O perigo está apenas a começar.

Saffron está grávida e muda-se para o n.º 9 de Skelton Place com Tom, o seu namorado. Decidem fazer algumas melhorias na casa, mas a última coisa que esperam encontrar é… um corpo enterrado no jardim. Bem, na verdade, dois corpos.

Rapidamente as perícias policiais indicam que aqueles dois corpos estão enterrados no terreno do n.º 9 há, pelo menos, trinta anos. Saffron está longe de imaginar que isso vai desencadear uma investigação de homicídio e que a polícia quer falar imediatamente com… Rose, a avó de Saffron, anterior proprietária do n.º 9.

Rose está num lar e sofre de Alzheimer. A memória da avó de Saffron está, claro, muito confusa e pouco fiável, mas ela lembra-se de qualquer coisa… à medida que os fragmentos de memória vão surgindo, a polícia progride na investigação, e Saffron sente que alguém está a espiar o n.º 9.

O que aconteceu ali, naquela casa, há mais de trinta anos? Por que razão aquelas duas pessoas, ali enterradas, nunca foram procuradas? Que tem Rose que ver com este mistério sombrio? Estará Saffron verdadeiramente ameaçada? Por alguma coisa? Por quem?

Este é um dos fenómenos do ano em Inglaterra.

À procura de um thriller psicológico para ler sem parar?

Tem nas mãos o livro que quer.

Comprar o livro: Wook | Bertrand


4. A Escrava Açoriana de Pedro Almeida Maia

E por último mas não menos importante, um livro de um autor açoriano que eu adorei este ano e acho que toda a gente, residentes ou não nos Açores, deve ler.

a escrava açoriana de pedro almeida maia

Sinopse: No ano da Graça de 1873, o mundo pertence aos homens que cospem para o chão. Açorada por partir, Rosário oculta-se num enorme capote e capucho negro, tal como a maioria das mulheres. É uma adolescente irreverente, do contra, e desafia todas as convenções masculinas: rouba, corre descalça, luta com os punhos e até beija em público. No final do dia, lê Camilo e reza o terço com a mãe.

As Ilhas Adjacentes são um misto de encanto e de escassez, afasta- das do Reino e das promessas da Coroa. Os engajadores brasileiros aliciam os açorianos a viajar para o Império, com promessas de riqueza. A família de Rosário entrega tudo o que possui e embarca na escuridão.

Mas a viagem no navio é calamitosa, uma nuvem de pessoas atoladas na própria imundície, e a chegada ao Rio de Janeiro oferece desafios inesperados. Rosário vive como uma escrava e vê o futuro esfumar-se. Perde o rumo, a virgindade e a esperança. Precisa de reagir, mas isso implica tornar-se uma pessoa totalmente diferente.

Comprar o livro: Wook | Bertrand


Estas foram as minhas quatro recomendações de livros publicados em 2022 que acho que vocês deviam mesmo ler. Querem que faça outro post com recomendações específicas de algum género ou faixa etária? Digam-me tudo nos comentários.

Com amor, Brenda

0 comentários:

Enviar um comentário