sábado, 5 de novembro de 2022

Comprei um kobo: a minha experiência!

comprei um kobo

Hoje vou falar-vos de uma aquisição que, embora a ideia tenha demorado alguns anos a assentar, provou ser das melhores aquisições que já fiz.

Falo-vos, meus queridos leitores, do Kobo.

No passado dia 3 de setembro fez um ano que comprei o meu Kobo Clara HD e depois de ler 25 livros nele já me sinto mais à vontade para poder opinar sobre o que é ler num e-reader.

Ainda que o meu coração permaneça com os livros físicos, declaro-me oficialmente convertida a este novo formato de leitura. Já tenho dado por mim a ler alguns livros físicos e depois pensar “Ahh que saudades de ler no kobo, vou só acabar este livro físico e depois ler um livrito lá”!

É tão fácil e leve de transportar e permite ter tantos livros naquele pequeno “pacotinho”!

Já sabia que ao adquirir um e-reader ia começar a querer prescindir de alguns livros físicos, mas nunca pensei que fosse desta forma. Há determinados livros que não faço questão de ter na estante e, por isso, deixei de equacionar comprar físico. As estantes agradecem e a carteira também, especialmente porque, por poder ler em inglês, os ebooks são bem mais baratinhos (e, socorro, não posso ver uma promoção nos emails do bookbub que já adiciono livros à TBR digital).

E pessoal, tenho-vos a dizer que a duração da bateria é um grande plus. Desde que ele chegou (vinha com cerca de 50% de bateria) só o carreguei umas cinco vezes ao longo deste ano e claro que ter definido alguns aspetos de poupança de energia ajudou nisto.

Além disso, o imediatismo de ires à Kobo Store ou outro site de livros é outro grande ponto positivo pois em vez de esperares que o livro físico te chegue simplesmente adquires o livro online e podes começar a ler (isto é um grande ponto positivo para mim considerando que uma encomenda da wook/bertrand me demora cerca de 2 semanas a chegar...).

Mais aspetos positivos do kobo:
- Podemos ajustar o tamanho da letra;
- Como o ecrã tem luz integrada podes ler de noite e inclusive ajustar a luminosidade do ecrã para o modo escuro ou modo de leitura (contra luz azul - atenção: julgo que há kobo que só ajustam o nível de luminosidade e não a questão da cor da luz);
- Podes ler deitada (sim, agora que começa o frio chego ou cúmulo do ridículo e leio deitada debaixo dos cobertores!);
- É super leve e fácil de transportar;
- O ecrã é adaptado para o uso da leitura, pelo que torna a leitura uma experiência muito mais confortável do que ler num tablet ou num telemóvel;
- Se a leitura desde si já ajuda a aumentar o vocabulário, o dicionário integrado ajuda ainda aqueles que, como eu, gostam de ler em inglês mas por vezes desconhecem algumas palavras.

Sinceramente, vejo imensos pontos positivos em adquirir um kobo. Nada substitui o cheiro de um livro físico, a textura das páginas, o sentir as páginas e a lmbada de um livro, mas a praticidade do kobo é um ponto positivo para aquelas alturas em que até queremos levar um livro connosco mas não queremos andar carregados. Era das pessoas que mais receava não lhe dar uso e posso dizer que tem sido uma agradável surpresa o uso que tenho dado ao kobo.

Com amor, Brenda

0 comentários:

Enviar um comentário