quarta-feira, 30 de maio de 2018

Cem anos de Solidão | Gabriel García Márquez

Em primeiro lugar gostaria de deixar claro que este é um livro de escrita difícil. 

Aviso isto desde já pois se me tivessem informado isto eu teria guardado esta leitura para depois (a.k.a para uma altura em que estivesse mais preparada para uma leitura deste tipo).


Acredito que muitas pessoas não vão gostar deste livro e a maior parte nem vai lê-lo todo.


Outra coisa que precisas de saber é: Todos se chamam Aureliano e José Arcadio Buéndia. É um constante teste de memória, por isso se estás no mood de puxar pelo cérebro ao máximo então este livro é para ti!

No meu caso, foi muito difícil acompanhar (a minha memória está péssima!) e dava por mim sempre a ir ver a árvore genealógica, que está no início da minha edição.

Nota: Para quem não tem uma edição com árvore genealógica, aconselho que faça um diagrama à medida que lê.



Solidão



Então, a história é sobre uma família que vive em Macondo, uma localidade fictícia, onde acontecem umas coisas muito estranhas mas que para quem lá vive são completamente normais.

Aprendi que esse estilo é conhecido como realismo mágico.

Neste livro não existe uma história com os típicos protagonistas, na verdade a família Buéndia é que é precisamente o centro de toda a trama, pelo que, é contado o percurso de todos os membros da família ao longo de 100 anos.

A particularidade é que Úrsula, casada com José Arcadio Buéndia (1ª geração), por ter vivido entre 115 e 122 anos, acompanha todas as gerações e podemos sempre entender muitas particularidades desta família enorme devido à sua observação sábia.

Não nego, muitas vezes pensei: "Mas porque raio ainda estou a ler este livro?"


Outras vezes dei por mim a rir de coisas completamente absurdas (impensáveis na minha realidade) e outras que me deixaram muito confusa mas que depois entendi que aconteciam pelo desejo inconsciente de solidão impregnado nos genes desta família.


🌳


Enquanto lês este livro não há espaço para a mínima distração. Eu que o diga, pois bastava distrair-me 1 milésimo de segundo ou ler um parágrafo distraída que tinha que reler tudo novamente.

E não pensem em deixar de ler o livro um dia ou dois porque perdem o fio à meada. 

O autor conta a história passando de narrador para narrador no mesmo "capítulo", pelo que é muito fácil nos perdermos caso deixemos de ler durante algum tempo.

A história é bonita? Sem dúvida! Mas este não é, de todo, o tipo de escrita que me agrade. A forma como a história é contada deixa-me extremamente aborrecida. Parece que nunca mais acaba!

E sei que isso se deve muito ao facto de não haver diálogo para "quebrar" os momentos descritivos.

E com isso, para mim existiram dois modos para ler este livro: 1) Se pensava que ia ler este livro para relaxar, enganei-me redondamente. Ia pegando de juízo! 2) Isto realmente ajuda a dormir (talvez fosse mesmo este o objetivo do autor, sei lá!).

Sei que é suposto gostarmos deste livro, pois é considerada uma obra-prima latino-americada, porém este não foi um dos meus livros favoritos (bem longe disso). Peço desculpa a todos os que amaram esta história, mas a partir do momento em que tive que me esforçar para ler o livro a história tornou-se bem difícil de ler.

Talvez se o ler num momento em que esteja mais aberta a este tipo de literatura o livro se torne mais interessante... Ou talvez seja só uma pessoa comum que não entende o significado da história.

Mas por agora dou 2 estrelas porque afinal o homem recebeu um Nobel caramba... Além disso, se há um ser com uma grande capacidade para escrever uma história como esta com tantos pormenores e personagens com nomes iguais e conseguir não se confundir, isso merece pelo menos mais uma estrela.

Classificação: ★★☆☆☆

Já lês-te este livro? Qual a tua opinião? Concordas comigo?

Aos que vão ler este livro, Deus esteja convosco.


2 comentários:

  1. Da maneira que a minha memória está sempre péssima, não seria um livro bom para mim. Ultimamente nem tenho lido muito sequer. Gostei imenso da tua opinião. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sabia que a minha memória estava péssima, mas isto fez-me perceber que está ainda pior do que eu pensava xD Beijinhos

      Eliminar