sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

A situação do salmão e o seu potencial cancerígeno



A ideia para este post surgiu de uma notícia que vi no site online da revista Visão que causou o pânico e até críticas dizendo que tudo agora é cancerígeno.

Óbvio que não tenho doutoramento no assunto, nem muito pouco sou mestre, mas no meu básico conhecimento acerca deste assunto lembrei-me que poderia esclarecer quem anda por aí ora preocupado que não sabe o que há-de comer, ou revoltado e a falar mal dos cientistas/médicos que só os privam de comer.

Ora, para quem abriu o respetivo link e leu a notícia saliento a seguinte frase:
"contêm concentrações de metais pesados como arsénio, chumbo, mercúrio e cádmio que são incrivelmente altas" 
E esta é a chave para todo o entendimento desta e de muitas notícias que ultimamente têm surgido. Para quem não sabe, existem 2 processos chamados "bioacumulação" e "biomagnificação", que passo a explicar.

Bioacumulação: ocorre quando existe uma maior acumulação de uma substância dentro de um organismo em relação ao ambiente envolvente.

Biomagnificação: ocorre quando se verifica um aumento de uma substância ao longo da cadeia alimentar.

Fonte: http://animals-partner.blogspot.pt/2014/12/bioaccumulation.html


O grande problema destes dois "processos", digamos, é que nós, organismos, assimilamos mais do que conseguimos eliminar, daí as substâncias biacumularem-se nos nossos sistemas. De referir também que existem 3 vias de exposição: via oral, respiratória e dérmica.

Ora, se há peixes que possuem maiores quantidades de metais pesados (MP), ou seja, que bioacumularam determinada substância, claro que ao ingerir-se muito salmão irá ingerir-se x quantidade daquela substância por cada salmão que se come, sendo que se irá ingerir mais do que se consegue eliminar o que poderá trazer algumas consequências, que no caso dos MP uma delas é o potencial cancerígeno.

"Mas no tempo dos meus avós não havia essas coisas, nós comíamos tudo e não morríamos." Pois, mas no tempo dos avós eles com o pouco que tinham, de certa forma, poluíam menos e não abusavam tanto do planeta como a nossa geração.

E onde é que existem esses MP? Podem estar no solo, ar, água. Todos os ecossistemas da terra estão interligados por isso as substâncias acabam por se "dispersar".

E porquê que existem contaminantes (não só MP, mas outros)? As causas são variadíssimas, mas principalmente devido a fertilizantes e poluição.

E quem causa essa poluição? (Ah pois!)


"Também comes isto com a máscara?" 
Fonte: https://pt.pinterest.com/pin/109775309637384794/

A partir do momento em que a poluição e, principalmente, a fertilização é desmedida e ninguém lhe dá importância é normalíssimo começarem a surgir cada vez mais alimentos que provoquem determinados sintomas ou condições de doença.

Agora vocês perguntam: mas que raio tem que ver a fertilização dos solos com peixes? Tem que ver que como disse, não vivemos num sistema fechado, tudo se relaciona com tudo e se contaminares num sítio existirão sinais de contaminação em áreas circundantes e visto que hoje em dia se contamina tudo e mais alguma coisa todos esses contaminantes chegam ao meio aquático.

via http://chemical-effects.blogspot.pt/2012/01/poluicao-ambiental-por-metais-pesados.html

Depois, de acordo com a predisposição de cada espécie, origem, migração e  outros inúmeros fatores, nomeadamente a poluição seja em MP ou outras substâncias, os perigos existem e diferem de acordo com as condições do ambiente. De uma forma muito sintética, tudo está na forma como se come e na frequência com que se come.

E aqui vem a história do bacon de há uns meses. Se comeres 20x bacon ou salmão na mesma semana ÓBVIO que isso não é bom. Nem é preciso pensar muito para se constatar isto!

O ideal é ter uma alimentação variada e equilibrada. E mais uma vez chamo à atenção que o que aqui deixo se trata de um conhecimento básico que tenho sobre o assunto. Não é lei, pode ter até algum ponto mal abordado, mas o raciocínio geral é este.

Se tens alguma ideia a acrescentar ou até mesmo alguma opinião sobre o que disse comenta aí em baixo. ;)


2 comentários:

  1. Exatamente. Nada deve ser comido em exagero. Tudo com peso e medida :)
    Beijos

    http://nailsbyanas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, não nos devemos esquecer disto :)

      Obrigada pela visita, beijinhos :)

      Eliminar