"No início existiam 3 parentes: o Sol, a Lua e a Terra; cada um produziu o seu descendente. O Sol deu origem ao Homem, a Terra à mulher e a Lua um ser andrógino. Todos eles eram seres duplos, com uma cabeça e duas faces opostas, quatro braços, quatro pernas e dois conjuntos de genitais. Eram seres de grande força e velocidade, pois moviam-se rapidamente.
Um dia, estas criaturas decidiram escalar o Monte Olimpo para atacar os Deuses.
Como castigo, Zeus resolveu retirar-lhes o que lhes conferia poder e velocidade, dividindo-os em metades. Assim, Apolo separou as díades homem-homem, mulher-mulher e homem-mulher em géneros separados.
Quando se viram separadas, as ex-díades correram freneticamente em busca da sua metade, tentando juntar-se de novo, mas verificando a impossibilidade de tal. Assim, consumidos pela tristeza, os seres começaram a morrer de fome e de desgosto.
Então, Zeus pediu a Apolo para virar os genitais para a parte frontal do corpo dos seres, para que estes pudessem unir-se temporariamente.
Desta forma, os seres que antes da separação faziam parte duma díade homem-homem, procuraram a sua metade num homem, os seres que faziam parte duma díade mulher-mulher procuravam uma mulher e os seres que pertenciam a díades de géneros diferentes procuravam o seu género oposto".
Comentário: Vi esta teoria num filme e resolvi saber mais sobre ela. Realmente é muito interessante a forma como Platão arranjou uma maneira de explicar a nossa necessidade de procurar alguém que "nos complete". :)
0 comentários:
Enviar um comentário