domingo, 20 de fevereiro de 2011

O poema deste post é muito especial porque foi o meu primeiro poema. Foi feito numa aula de Português do 8ºano, na aula da Professora Margarida Rosa, num teste. O objectivo do exercício era: a partir de uma estrofe, criarmos o nosso próprio poema sobre o nosso fruto preferido. O poema seguinte é de Eugénio de Andrade, um grande escritor português.

Frutos
Pêssegos, pêras, laranjas,
morangos, cerejas, figos,
maçãs, melão, melancia,
ó música de meus sentidos,
pura delícia da língua;
deixai-me agora falar
do frutoque me fascina,
pelo sabor, pela cor,
pelo aroma das sílabas:
tangerina, tangerina.
--
O poema que se segue, foi o poema que eu fiz inspirando-me no anterior.
Frutos
Após a guerra,
vem a bonança,
lá vem a maçã,
com a sua esperança.
--
Morango, morango,
fruto do verão,
é tão docinho,
que trás paixão.
--
Após a Primavera,
vem o Verão,
com ele vem a amora,
o fruto da sensação.
--
Maracujá, Maracujá,
o fruto da expressão,
é ele o conquistador,
do meu coração.
--
Com estas leves quadras,
quero deixar,
um forte aroma
destes frutos no ar.
--
Espero que tenhas lido
o poema com atenção,
pois quero que me digas,
o teu fruto de eleição.
--
--
--
--
--
--
Espero que tenhas gostado.

0 comentários:

Enviar um comentário