domingo, 14 de abril de 2024

Brilho Tóxico (Série geniis - livro 1) | Inês Rodrigues e Melo

Que livro! Não estava nada à espera disto quando comecei a ler Brilho Tóxico!

Para contextualizar um bocadinho a quem poderá nem ter lido a sinopse deste livro, em Brilho Tóxico conhecemos a história de Iris, uma moça que aos 7 anos viveu o pesadelo da sua vida ao presenciar a morte dos pais. Anos se passam e Iris tem pesadelos com aquela noite que mudou tudo na sua vida e não se conforma com a justificação da polícia sobre o que aconteceu aos seus pais. Já com 21 anos Iris é professora de dança e um dia decide ir dar o passeio que lhe muda totalmente a vida. Nesse passeio Iris descobre um mundo que é também seu mas desconhecia por completo.

Um mundo repleto de criaturas como geniis, vampiros, fadas e vampairies.

Iris descobre então que é uma genii e que faz parte deste mundo sobre o qual cresceu sem nada saber.

Dentro de um genéro que já foi amplamente trabalhado, principalmente o tema dos vampiros que já foi explorado de diversas maneiras, este livro consegue trazer coisas novas e surpreender com um mundo fantástico inspirado também em mitologia grega.

A Inês fez um excelente trabalho a apresentar este mundo, sem nos cansar com descrições extremamente exaustivas. Temos descrições q.b e vamos aprendendo sobre este mundo ao longo do livro sem nos ser despejada informação toda logo no primeiro terço do livro.

Adorei a Iris e que esta tenha aterrado neste mundo ao mesmo tempo que nós e a sua aprendizagem não tenha sido forçada. Por vezes nos livros de fantasia a protagonista, que nunca teve poderes toda a sua vida, ganha as habilidades e fica logo expert em lutas corpo a corpo e do nada já sabe controlar poderes que os restantes levam décadas a conseguir só porque é "a escolhida".

Em Brilho Tóxico a protagonista vai adquirindo conhecimento sobre quem é e sobre as suas habilidades com um ritmo legítimo, conseguimos relacionarmos-nos com que ela sente e pensa e, apesar de tudo, vai crescendo.

As amizades que ela faz são bonitas, especialmente a amizade com a Alisha. Adorei a família que a acolheu, os Bellator, e o “enemies to lovers” deste livro é qualquer coisa de épico!

O casal romântico é bem construído, não é aquele cliché que depois do primeiro olhar se apaixona perdidamente e “estamos destinados blabla eu sou tua e tu és meu” que tem sido exaustivamente explorados em livros de fantasia ou romance. O amor desse casal começa com picardia e vai evoluindo até se tornar num amor épico, mas isso não nos é lembrado exaustivamente a cada capítulo.

Apesar da picardia às vezes ser um pouco mais do que a que gostaria, gostei que eles se protegessem um ao outro.

Sinto que tudo neste livro tem lógica e um propósito. Nada é escrito sem ter um real propósito para a história.

É um orgulho ter lido este livro escrito por uma autora açoriana com esta qualidade. É um livro que depois de o leitor engrenar na história não consegue simplesmente pousar. Simplesmente leiam este livro, juro-vos que não se vão arrepender!

Classificação: ★★★ (4,5/5)

Com amor, Brenda

0 comentários:

Enviar um comentário