domingo, 25 de fevereiro de 2024

Todos os meus tons de azul | Helena Rodrigues

Compra o livro: Editora Nova Geração

Em primeiro lugar, agradeço à Editora Nova Geração pelo envio do livro para opinião. 

Todos os meus tons de azul é um livro que nos transporta para o tempo em que tínhamos 13 anos e o mundo parecia cheio de possibilidades.

Neste livro conhecemos a história de Nora e sobre os alicerces da sua vida: a sua família, os seus amigos Jaden e Cole, e a sua grande paixão: o rio.

Nora tem 13 anos e ama intensa e profundamente o rio que chama de seu.

Nesse verão enfrenta as típicas dores de crescimento, onde aquilo que ela deseja fazer, e efetivamente faz,  começa a chocar com as expectativas que os outros têm dela. Até que o rio, o elemento da sua vida que sempre a acolheu e fez sentir em casa, a trai. E não só o rio a trai, parece que a pouco e pouco seguem-se todas as outras por pessoas que prometeram ficar ao seu lado para sempre.

Entre problemas familiares, beijos roubados e dores de crescimento, a autora leva-nos numa viagem pela rotina diária da personagem, entre os seus 13 e os 26 anos. 

A autora faz-nos avançar entusiasmados por esta história devido à mudança que está a acontecer dentro da Nora de 13 anos, pela forma como vamos podendo acompanhar o seu crescimento, as dores que advém desse crescimento e como ela começa a ver e interpretar o mundo ao seu redor de outra forma. Na perspetiva da Nora com 26 anos, 13 anos após o dia em que tudo mudou, temos a oportunidade de ver o resultado das tempestades da vida de Nora após o verão em que tudo mudou.

Apesar de na nota da autora a Helena dizer que não quer que olhemos para as idades com a perspetiva do que éramos nessa época, fazer isso foi ineviável. Foi impossível não viajar até aos meus 13 anos. Os 13 são a idade dos sonhos, da invencibilidade, da impulsividade, das amizades que pareciam para a vida, dos amores platónicos, dos verões compridos e do mundo a acabar quando algo não corria do jeito que queria. Os 13 anos foram para mim uma idade bastante complicada, com os meus próprios "rios", e foi bom fazer esta viagem com a Nora. Esta leitura soube-me tão bem!

Todos os meus tons de azul é um coming of age para todos aqueles que têm coragem para revisitar os seus 13 anos, mas desta vez como um elemento do grupo de amigos da Nora. 

Classificação: ★★☆ (4/5)

Com amor, Brenda

0 comentários:

Enviar um comentário