domingo, 10 de fevereiro de 2019

They Called me Wyatt | Natasha Tynes

Tynes
Sinopse: 
When Jordanian student Siwar Salaiha is murdered on her birthday in College Park, Maryland, her consciousness survives, finding refuge in the body of a Seattle baby boy. Stuck in this speech delayed three-year old body, Siwar tries but fails to communicate with Wyatt's parents, instead she focuses on solving the mystery behind her murder. Eventually, her consciousness goes into a dormant state after Wyatt undergoes a major medical procedure.

Fast-forward twenty-two years. Wyatt is a well-adjusted young man with an affinity towards the Middle East and a fear of heights. While working on his graduate degree in Middle Eastern studies, Wyatt learns about Siwar's death, which occurred twenty-five years ago. For reasons he can't explain, he grows obsessed with Siwar and spends months investigating her death, which police at the time erroneously ruled as suicide. His investigation forces him to open a door he has kept shut all hislife, a spiritual connection to an unknown entity that he frequently refused to acknowledge. His leads take him to Amman, Jordan where after talking to her friends and family members and through his special connection with the deceased, he discovers a clue that unravels the mystery of her death. Will Siwar get justice after all?

Não tenho como descrever o quão original este livro é de entre todos os livros que já li!

They Called me Wyatt é um livro especulativo passado entre os Estados Unidos e a Jordânia e trata de temas como a imigração, identidade, diferentes tipos de amor e a constante necessidade de se integrar numa terra estrangeira. 

Neste livro é-nos apresentada a história de Siwar Salaiha, uma estudante da Jordânia, que foi assassinada no dia do seu 25º Aniversário, cuja consciência migrou para corpo de um menino chamado Wyatt, que nasceu no dia em que ela morreu.

Três anos depois, Siwar emerge do subconsciente do pequeno menino e é aí que começa a contar-nos a sua história através dos olhos de Wyatt, focando-se no presente, como uma mulher de 25 anos no corpo de uma criança de 3 anos, integrada numa família que não é a sua, e foca-se, principalmente, no passado, na vida que viveu e deixou incompleta.

A história está dividida em duas partes. Na primeira parte, enquanto Siwar desespera pela sua condição de ter "reencarnado" no corpo de um bebé que nem sequer sabe falar e ler, são apresentados flashbacks sobre a sua vida em Amman e, posteriormente, nos Estados Unidos.

Siwar conheceu muitos "boys lixo" ao longo da sua vida e, inclusive, Wyatt depois de crescer também é um bocadinho idiota, mas, vendo pelo lado positivo, pelo menos não é um completo idiota e ajuda a solucionar o mistério do assassinato de Siwar.

Siwar é uma protagonista forte, cheia de vida e sonhos. E é por isso que a família dela não acredita que a sua morte tenha sido suicídio.

Siwar tem uma presença que é impossível ignorar.

E é isso que Wyatt irá descobrir. O menino loiro de olhos azuis cresce e apercebe-se que é diferente, que algo dentro dele mexe com as suas escolhas, que algo o faz sentir familiaridade com coisas que não devia sentir familiaridade, que algo o compele a visitar países Árabes, que algo o atrai para uma rapariga natural da Jordânia que ele até nem acha assim tão atraente.

Então na segunda parte do livro, a história desenrola-se em volta do que aconteceu com Siwar e sobre o turbilhão de emoções e vontades que existe dentro do corpo de Wyatt.

Quando a autora me contactou para ler uma cópia avançada do seu livro, a primeira coisa que fiz foi pesquisá-lo, pesquisei-o no Goodreads e achei que ele se destacava de todos os que já li... e não me enganei! Natasha escreve tão bem, até se critica, de certa forma, a si própria através da personagem principal e cria uma narrativa muito interativa, o que é de louvar porque a primeira parte da história é praticamente contada apenas por Siwar.

Confesso que a história tomou um caminho que eu não esperava, adotou uma parte futurista e isso agradou-me muitíssimo. Foi mais uma particularidade que o fez um romance tão diferente.

Uma das coisas que mais me marcou foi o facto de ela dizer que nunca pensou muito sobre a cor da sua pele no país onde vivia, mas que ao chegar aos EUA é que se apercebeu que a sua pele, e o seu sotaque, seria sempre um diferencial. E isso fez-me pensar em todos os crimes de ódio que acontecem pelo mundo fora em que alguém é excluído, ferido ou assassinado por ter vindo de outro país.

E confesso que acreditei fielmente no "final cliché", antes de a autora lhe dar a volta.

They Called Me Wyatt será lançado a 11 de Junho pela editora California Coldblood Books e eu mal posso esperar por poder adquiri-lo e oferecê-lo às minhas bookfriends.

Classificação: ★★★★★

Onde comprar: AmazonBook depository


Com amor, Brenda

11 comentários:

  1. A história chama muito a atenção. A consciência de uma mulher de 25 anos migrar ara um bebê . Com certeza um livro que prenderá muito nossa atenção nào é mesmo?Obrigada pela indicação.

    ResponderEliminar
  2. O livro te uma história que prende toda a atenção do leitor, infelizmente nos dias de hoje muitas pessoas são assassinada por ter vindo de outro país como está no texto, a história ´é comovente, bjs.

    ResponderEliminar
  3. Nossa, esse livro traz uma premissa muito interessante e confesso que fiquei com minha curiosidade bem aguçada para ler a história na sua íntegra.

    ResponderEliminar
  4. Em tempos nos quais a xenofobia tem se feito tão forte em muitas regiões do globo, essa história promove uma discussão importante. O mundo é de todos e para todos!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  5. Que livro maravilhoso. Fiquei bem curiosa pela história.

    ResponderEliminar
  6. livro interessante, está de parabéns pelo blog, amei muito

    ResponderEliminar
  7. Realmente parece um enredo bem diferente e totalmente interessante. Essa mistura de temas como imigração, identidade, etc, por si só seriam interessante, mas utilizar a reencarnação para contar essa história me conquistou de vez. Adorei a resenha e já anotei o nome aqui na minha lista de desejos.

    ResponderEliminar
  8. Parece realmente bem diferente de todos que já li! Não conhecia esse livro e achei super interessante! Muito obrigada pela recomendação.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Nossa, esse livro deve ser incrível. Imagino que essa pegada reencarnacionista nele é o que traz toda a diferença é originalidade para o enredo. Parabéns pela resenha, fiquei bem curiosa...

    ResponderEliminar
  10. O enredo tem duas partes indo para diferentes caminhos envolvendo drama e os personagens,eu converso que fiquei curiosa para ler o livro parece ser uma história envolvente.

    ResponderEliminar