domingo, 22 de setembro de 2019

Não, não era só um gato

3 meses sem o meu menino.

Um dos meus maiores medos foi sempre este: viver além dos meus gatos. Sei bem que é inevitável mas esperava que isso acontecesse num futuro bem longínquo. Mas não, é o presente... Há 3 anos a Shy escolheu-me. Eu resgatei-a da rua, mas foi ela quem me adotou. 

Mais tarde, em Março de 2019 ela veio a dar-me aquele que é a minha outra metade: o Miyagi. 

O Miyagi foi outro bichinho que me adotou, porque inicialmente eu não ia ficar com ele, pois à partida ele já tinha uma família adotiva. Mas no fim das contas essa família desistiu da adoção e eu decidi que entre os dois gatinhos que tinha para doar: o Bambi e o Miyagi, era impossível ficar com outro gato que não o meu pretinho. 

Nunca acreditei muito nisto de almas gémeas, nem tão pouco com animais! Mas com o Miyagi foi tudo diferente, algo me faz crer que as nossas almas estavam destinadas a se encontrar. 

Como qualquer gato fazia das suas, mesmo que eu dissesse "Sai daí de cima" ou "Não arranhes o sofá" ele continuava, ainda fazia cara de inocente e era impossível brigar com aquela fofura. 

Antes de perder o Miyagi só conseguia imaginar o que seria perdê-lo ou à Shy. Quando pensava nisso agarrava-me a eles e rezava para que esse momento fosse o mais longínquo possível. E mesmo quando não conseguia imaginar, porque ainda não tinha encontrado este tipo de amor, respeitava a tristeza da outra pessoa porque só essa pessoa sabia o que sentia e o quanto custava a perda. Nunca disse "Isso já te passava, não? Não tens que chorar mais por causa de um gato", (e gostava de não ter ouvido isso). Sei que a morte faz parte da vida, mas o respeito e a empatia também fazem, por isso se, felizmente, nunca passaram por isso ou não compreendem o amor que se pode ter por um animal, que simplesmente respeitem (e não invalidem).

Além disso, questiono-me se quem me diz, mesmo que com boas intenções, "Arranja outro" também diz o mesmo a alguém que perde um filho, uma mãe, ou outra pessoa que ama. "Ah Brenda, não compares um gato a um ser humano" comparo sim, porque isto não é uma roupa que se estraga e vais à loja comprar outra, não é um telemóvel que parte e compras a débito ou crédito. Isto é uma vida. Uma que nem clonada será igual.

Às pessoas que dizem "É só um gato!" só tenho a dizer: Tivessem muitas pessoas o amor que tenho aos meus gatos. Tivessem muitas pessoas alguém que se importasse tanto quanto eu me importo. E há sempre o recalcado, uma alma com rancor, que nestas alturas começa a evocar argumentos alegando que há quem goste mais de animais e lute mais pelos seus direitos do que pelos direitos do ser humano. E é quanto mais conheço essas pessoas que mais amo os meus bichinhos, porque de repente não lutam por nada na vida, mas criticam quem luta pelas suas causas.

O Miyagi não era só o meu gato, era o filho da minha Shy, era o meu morcego, o meu demónio, o meu mimoso, o meu amor, o meu filho.

Não haverá outro Miyagi, nem em mil vidas nem no multiverso. Miyagi há só um e ele agora vive no meu coração. O nosso amor é para sempre 🖤

Por isso fiz este vídeo, para vos mostrar que não, um gato não "é só um gato". Há definitivamente uma Brenda antes do Miyagi e uma Brenda depois do Miyagi. Não vos consigo explicar o quanto este gato foi o amor da minha vida, mas talvez consigam perceber um pouco com este vídeo:

2 comentários:

  1. Olá Brenda!

    Adorei o vídeo do Myagi, era uma fofura. Sei muito bem o que é perder um felino, perdi 3 nos últimos 4 anos. O primeiro com a leucemia dos gatos, o segundo foi-me roubado e o último foi envenenado há um mês, fugiu de casa para morrer.

    Muita força! =(

    Beijinhos

    ResponderEliminar